O Componente Curricular: Fundamentos da Didática
Por: kaylane.sanches • 30/9/2023 • Trabalho acadêmico • 756 Palavras (4 Páginas) • 95 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ – BREVES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Componente curricular: Fundamentos da Didática
Turma: Pedagogia2022 matutino
Professora: Dra. Cleide Carvalho de Matos
Acadêmicos (as): Bárbara Carina da Costa Pantoja (barbara.pantoja@breves.ufpa.br)
Kaylane Pereira Sanches (kaylane.sanches@breves.ufpa.br)
Tema: O papel da didática no contexto das teorias liberais: implicações para a docência.
Breves-Pá
2023
INTRODUÇÃO
A didática tem suma importância para o processo educativo, pois ajuda o professor a ampliar métodos que aperfeiçoe o desenvolvimento das habilidades cognitivas do aluno. Segundo Libâneo (1993) os elementos da didática são: “Objetivos e conteúdos; métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno”. Assim, será abordado o papel das tendências liberais que são: a tradicional, a renovada e tecnicista dentro do processo de ensino e qual a implicação delas na docência. Dessa forma, será destacado como são as didáticas dessas pedagogias e quais as suas características dentro do âmbito escolar e a sua permanência até os dias de hoje.
DESENVOLVIMENTO
As Tendências Pedagógicas Liberais têm como finalidade preparar os discentes para assumir papéis sociais, contribuindo para o preparo dos mesmos para a vida em sociedade, cada uma dessas teorias possuem uma forma de organização diferenciada.
A tendência liberal tradicional teve início com os jesuítas quando eles repassavam os conhecimentos através do estudo da leitura e da interpretação da palavra divina que todos deveriam aprender e somente eles poderiam catequizar. Essa teoria pedagógica tem como característica o ensino humanístico, tendo o professor como o centro do processo de aprendizagem, em que o foco do ensino é o conteúdo repassado pelo professor sem abertura para questionamentos, fazendo do aluno um ser receptivo e passivo, tendo que praticar o exercício de memorização, e não tendo autonomia sobre o seu próprio aprendizado que era um ensino autoritário.
Com o manifesto dos pioneiros na revolução de 30 surgiu o escolanovismo, que trouxe mudanças no ensino, que tinha como objetivo eliminar o ensino tradicional individualista, buscando o desenvolvimento do aluno por meio da interação do meio que ele vive. A característica marcante da pedagogia nova é a valorização da criança e sua liberdade. Caracterizada por uma didática onde o professor é o orientador da aprendizagem auxiliando o desenvolvimento espontâneo da criança, onde aprender a aprender é essencial pois o processo de aquisição é mais importante do que o que se aprende, nessa tendência o professor passa a respeitar e a entender as necessidades individuais dos alunos, elaborando situações para facilitar a aprendizagem
...