TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceitos e Contribuições e Pressupostos

Por:   •  24/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos e Contribuições e Pressupostos

Ludicidade é

Vygotsky – Breve biografia.

Nasceu em 1896 em Orsha, pequena cidade perto de Minsk, a capital da Bielo-Rússia, Seus pais eram de uma família judaica culta e com boas condições econômicas, o que permitiu uma formação sólida desde criança.Aos 18 anos, matriculou-se no curso de medicina em Moscou, mas acabou cursando a faculdade de direito.Formado, voltou a Gomel, na Bielo-Rússia, Lecionou literatura, estética e história da arte e fundou um laboratório de psicologia, produzido mais de 200 trabalhos científicos.

Tinha contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.

Dentre as idéias de Vygotsky, está o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo.

Vygotsky atuou intensamente na área da Educação.Em 1934, publicou A Psicologia da Arte,  morreu em 1934 de turbeculose.

Vygotsky – Contribuições Teóricas

Vygotsky aponta que toda atividade lúdica na criança possui regras,cada brinquedo por si já tem suas regras imaginárias.O jogo é nível mais alto na pré-escola,sendo fundamental para desenvolvimento cognitivo, durante o processo imaginário a criança é levada  ao desenvolvimento do pensamento abstrato.

No processo de ensino-aprendizagem o jogo deve ser visto como estímulo para o desenvolvimento cognitivo,social,afetivo,lingüístico e psicomotor e aprendizagem especificas

Vygotsky  defende que a criança precisa de tempo e espaço para identificar e construir sua própria realidade e a faz por meio de sua fantasias.Na infância as linguagens expressivas dão lugar a  transformação de seus pensamentos elementares e complexos.

“As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro e tornará seu nível básico de ação real e moralidade” (Vygotsky, 1998).

Piaget - Breve biografia.

Em 9 de agosto de 1896 nasceu Jean William Fritz Piaget, em Neuchâtel, na Suíça. Interessado por mecânica, fósseis e zoologia, Freqüentou a Universidade de Neuchâtel, estudou Biologia e Filosofia. Depois de formado foi para Zurich, trabalhou como psicólogo experimental e  como psiquiatra. Em 1919 mudou-se para a França, trabalhou no laboratório de Alfred Binet, onde desenvolveu testes de inteligência padronizados para crianças e iniciou estudos sobre a mente humana e também sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Em 1921, voltou à Suíça e tornou-se diretor de estudos no Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra, onde iniciou seu maior trabalho em observar crianças brincando e registrar meticulosamente as palavras, ações e processos de raciocínio delas.
Em 1923, casou-se com Valentine Châtenay uma de suas ex-alunas, com quem teve três filhas e ao  observa-las deus oreigem as suas bases eroricas.Fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Teve uma brilhante carreira, escreveu mais de 75 livros e centenas de trabalhos científicos foi conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil, impactou  os campos da Psicologia e Pedagogia.Morreu em Genebra, em setembro de 1980 (com 84 anos).

Piaget – Contribuições Teóricas

Os estudo sobre desenvolvimento e aprendizagem destaca o caráter construtivo do jogo no desenvolvimento cognitivo da criança Três formas básica de atividade lúdica :

  1. Jogo do exercício sensório-motor:Se manifesta após os 2 anos é  uma forma simples de movimentos que amadurecem o aparelho motor esses exercícios são exploratório de seu próprio corpo.
  2. Jogo Simbólico:No período de 2 a 6 anos exemplo a imaginação, ficção,imitação com base em esquemas sensório-motor es que passam a ser imitados uma vez que passam a ser compreendido pelas crianças.No jogo simbólico a criança imprimi sua vida e tenta corrigir seus conflitos e frustrações  e tenta completar sua realidade na ficção.
  3. Jogos de regras:Este jogo se manifesta aos 5 anos e se desenvolve até os 12 anos e predomina durante toda a vida.São combinações sensório-motoras (corrida,jogos com bolas) ou intelectuais( cartas, xadrez).Com suas regras e códigos que são transmitidos por gerações e ou acordos momentâneos
  4. Jogo de Construção-Que o autor define como possibilidade de construção do real, tendo como um objeto,um fato,um cenário ou acontecimento.Este jogo reflete aspectos da vida social que estão inseridas as relações de trabalho.

Na perspectiva de Piaget o jogo na infância leva à aprendizagem mais prazerosa aumentando sua capacidade de relacionar e vivenciar situações da própria vida,  as regras ajudam a se tornar um adulto solidário e cooperativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com