O Curso de Licenciatura em Pedagogia
Por: Karina Lessa • 19/3/2022 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 60 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1][pic 2]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância (AD 2 ) – 2021.1
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenadora(o): Stella Maris Moura de Macedo
Aluno(a): Karina Rodrigues Lessa da Costa
Matrícula: 19012080482 Polo: Magé
Questão 1
O brincar é a linguagem da criança, sendo imprescindível para um completo desenvolvimento infantil, sendo fundamental na construção do conhecimento do seu próprio eu social estimulando a compreensão e interação consigo, com outros e com o mundo. Através dessas situações lúdicas a criança descobre esse mundo, se relaciona com outras crianças, potencializando assim a comunicação, autonomia e criatividade, desenvolvendo inclusive habilidades cognitivas, sociais e emocionais. A escola tem papel fundamental por fornecer a essas crianças um ambiente de humanização e interação seguro para que ocorram essas transformações, e a intencionalidade pedagógica fornecida pela escola faz toda a diferença no desenvolvimento integral das crianças, ajudando no processo de sociabilização e inclusão no meio social.
Questão 2
O lúdico pode ser usado como forma de provocar uma aprendizagem mais prazerosa e significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da criança. É através das atividades lúdicas que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ele se integrando e adaptando-se as condições que o mundo lhe oferece, convivendo como um ser social, o brincar como cultura é um complexo processo interativo e reflexivo que amplia os conhecimentos da criança sobre o mundo e sobre si mesma. A criança que brinca, está não só explorando o mundo ao seu redor mais também, comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário nesse espaço chamado brincadeira e que será o de suas futuras atividades culturais.
Questão 3.
Vygotsky entende o brincar como uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, a fantasia e a realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação. Dessa forma, a brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sócio-cultural dos adultos. Isso porque a brincadeira, na sua visão, cria uma zona de desenvolvimento proximal, permitindo que as ações da criança ultrapassem o desenvolvimento já alcançado (desenvolvimento real), impulsionando-a a conquistar novas possibilidades de compreensão e de ação sobre o mundo. O brincar envolve múltiplas aprendizagens, então pode-se concluir que a brincadeira auxilia o desenvolvimento da criança de forma tão intensa e marcante que a criança leva todo o conhecimento adquirido nesta fase para o resto de sua vida.
...