O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Por: 01704797900 • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.803 Palavras (12 Páginas) • 333 Visualizações
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Danieli Cristina Dresch Dewes
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Especialização Lato Sensu, Faculdade Padre João Bagozzi, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em EDUCACAÇÃO INFANTIL.
Orientadora: Profª Mariane Gava Marques
CURITIBA
2018
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Danieli Cristina Dresch Dewes [1]
Mariane Gava Marques [2]
RESUMO
O tema da pesquisa visa em compreender o desenvolvimento da criança através do brincar. É impossível aprender sem ter o lúdico como atividade primordial. O trabalho tem por objetivo sanar dúvidas sobre a importância do brincar no contexto Educação Infantil. Abordaram-se várias teorias sobre o tema, em busca de entender melhor a brincadeira e como ela faz parte da infância. A educação infantil é considerada como a primeira etapa da educação básica, tendo como meta o “cuidar e o educar” crianças de zero a cinco anos de idade, descobrem valores, sentimentos, costumes, desenvolvem a autonomia, a identidade e a interação com o meio. O brincar é considerado como atividade fundamental no desenvolvimento da criança, desenvolve conceitos, ideias, onde ela possa construir explorar, criar e reinventar saberes, refletir sobre a sua realidade e a sua cultura. Porém ainda se encontra dificuldades em algumas escolas bem como: o trabalho infantil, a falta de espaço adequado nas instituições de ensino para atender essa modalidade, a falta de recursos, e a má formação de professores. Compete aos professores manter o lúdico como atividade, pois do contrário a instituição infantil perderá a sua principal fonte de ensino. É através do brincar que o professor obtém informações riquíssimas sobre seus alunos além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com os colegas, na construção do raciocínio lógico matemático, nas representações de mundo e de emoções, desenvolvendo todas as habilidades.
[a]
Palavras-chave: Brincar. Infância. Criatividade. Interagir.
1 INTRODUÇÃO
O tema da pesquisa refere-se em como compreender melhor o desenvolvimento da criança na modalidade Educação Infantil e qual a importância do brincar nessa faixa etária.
No conceito educação infantil como espaço da aprendizagem é impossível aprender sem considerar o brincar como um recurso principal no desenvolvimento da criança.
O objetivo desse trabalho é esclarecer dúvidas sobre a importância do brincar no contexto da fase educacional denominada Educação Infantil, tendo o lúdico como um forte aliado no processo de ensino e aprendizagem.
Através de pesquisas em livros, sites e artigos científicos, referências de diversos autores que abordam discussões teóricas sobre o tema, buscou-se compreender melhor como a brincadeira faz parte da infância e o que ela desperta no cotidiano escolar da criança. [b]
Nesse contexto entende-se que é durante a infância que ocorrem as interações entre o mundo e o meio em que a criança se encontra, desenvolvendo um aprendizado significativo e de qualidade.
Pensar em criança logo se pensa em brincar, pois, a infância é considerada como fase onde as brincadeiras ocorrem através do lúdico, é nessa fase que a criança aprende brincando[c].
A educação infantil, outro tema a ser abordado neste trabalho, é considerada como a primeira etapa da educação básica, tendo como meta o “cuidar e o educar” crianças de zero a quatro anos de idade. [d][e]
Nesta etapa da vida as crianças descobrem valores, sentimentos, costumes, ocorre também o desenvolvimento da autonomia, da identidade e a interação com o meio e com os outros.[f]
Outro assunto que se destaca na pesquisa é o brincar, considerado como atividade fundamental do desenvolvimento da criança durante a infância.
Desde os primeiros meses de vida, o brincar faz parte da rotina de aprendizagem faz com que a criança passa a desenvolver conceitos, ideias, onde possam construir, explorar, criar, reinventar saberes, e refletir sobre a sua realidade e a sua cultura. [g]
Algumas escolas de educação Infantil nem sempre oportunizam o brincar de forma adequada, pois encontram dificuldades que impedem com que isso aconteça, bem como: o trabalho infantil, o espaço inadequado nas instituições de ensino para atender essa modalidade, a falta de recursos, a má formação e a falta de interesse de professores.
Porém, se o brincar auxilia na aprendizagem, cabe aos professores incentivar o lúdico, pesquisar e resgatar brincadeiras tradicionais e atuais, pois do contrário a escolarização infantil perderá a sua principal característica de ensino.
É através do lúdico que o professor obtém informações riquíssimas sobre seus alunos além de estimulá-los na criatividade, autonomia, interação com os colegas, na construção do raciocínio lógico matemático, nas representações de mundo e de emoções, desenvolvendo habilidades dentro do seu próprio universo infantil.
Compreendeu-se com a pesquisa que a criança se desenvolve em todas as fases da infância através do brincar, pois a interação com o outro e com objetos faz parte do conhecimento na Educação infantil.
Sendo assim, entende-se que as brincadeiras e jogos tradicionais podem acrescentar características e aspectos relevantes no desenvolvimento infantil, assim, este trabalho de pesquisa visa sanar algumas dúvidas: Quais habilidades psicomotoras são desenvolvidas durante as brincadeiras existentes no ambiente escolar na educação infantil?
...