O DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO
Por: anamariasoares • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 645 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MARIA CLEIDE PEREIRA DA SILVA
DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO
[pic 3]
XINGUARA-PARÁ
2009
MARIA CLEIDE PEREIRA DA SILVA
DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO HUMANO
Trabalho apresentado ao Curso (PEDAGOGIA) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Desenvolvimento e comportamento humano.
Professor: Rafael Bianchi Silva.
XINGUARA-PARÁ
2009
Contribuições da Psicologia para a formação do professor.
De acordo com os artigos analisados percebemos que os conceitos abordados sobre o papel da Psicologia para a formação do professor se desenvolvem primeiramente no âmbito familiar no convívio com outras pessoas e com meio sócio-cultural, com acesso aos conceitos historicamente produzidos e se concretiza na ação educativa na escola.
O objetivo da psicologia do desenvolvimento é estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos físico-motor intelectual afetivo-emocional e social, desde o nascimento até a idade adulta a sua maturidade. Estudar o desenvolvimento permite conhecer as características comuns de cada faixa etária, possibilitando descrever e reconhecer as individualidades das pessoas, para a observação e compreensão de seus comportamentos. A psicologia do desenvolvimento representa uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo e com essas mudanças podem ser descritas e compreendidas.
O desenvolvimento humano é muito rico e diversificado. Cada pessoa tem suas características próprias, que a distinguem das outras pessoas, e seu próprio ritmo de desenvolvimento. Por mais que estudemos e nos esforcemos para com prender o comportamento humano e seu desenvolvimento, ele sempre reserva supres as e imprevistos. Antes de ser negativa, esta imprevisão e esta incerteza é que dão sabor, graça e beleza à vida humana.
Segundo Foucault analisou interessantemente sobre o tema ao dizer que o estudo do humano implica a transformação deste e objetivo. Isso é muito presente na prática do educador. Existe uma busca constante de uma referência final, seja ela como ponto de sustentação de práticas, seja para a compreensão do aluno e seus atos, muito mais do que uma análise sobre a construção do conhecimento verifica-se o diagnóstico do aluno em uma das fases embasando formas de intervenções a fim de corrigir ou prevenir “falhas” no desenvolvimento.
A análise do conceito de conceito de desenvolvimento aqui proposta que parte de uma análise multi-referencial serve de suporte para uma nova postura ética da formação do professor mais do que uma tentativa de enquadre do aluno em determinadas etapas do desenvolvimento, considero importante o professor ver esse aluno como alguém único, o que impossibilita tamanha redução.
Portanto significa que o professor deve ser um investigador do sujeito humano, e não um simples aplicador de teorias indiscriminadamente. O estranho, que é o outro, ganha contornos no processo de descobrimento durante o pesquisar sobre ele.
...