TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESVELAMENTO DAS ESTRUTURAS EPISTEMOLOGICAS

Por:   •  25/9/2020  •  Artigo  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: “CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA E PESQUISA EDUCACIONAL: DESVELAMENTO DO MUNDO E DO HOMEM”.

O desvelamento das estruturas epistemológicas da pesquisa em educação, juntamente com as condições histórias e sociais em que esta se efetiva, elaborou o centro da problemática que se adota, propondo de nossa parte um plano “triádico”, que consiste em ciência-epistemologia-pesquisa em educação, de forma a conduzir o processo investigativo, sem o qual não existiriam raízes profundas que fundamentasse sua importância no procedimento da problemática que nos sugerimos a pesquisar.

A ciência é o componente fomentador do homem onde se entende que o conhecimento que se possui é relativo, contudo ainda há muito a se explorar. Significando a ciência então como o mecanismo que possibilita ao homem estruturar o seu conhecimento e função da realidade, dado a sua condição inerente a epistemologia e a pesquisa educacional.

Tem-se dentro do artigo alguns autores que rompem com o conceito tradicional de epistemologia como Michel Foucaut, Gaston Bachelard, Jean Piaget, Jurgen Habermas e Edgar Morim, cada qual com suas teorias acerca da temática.

A pesquisa educacional como discussão consiste em ir além do que produzir conhecimento científico, deve-se também se preocupar em percorrer caminhos que propiciem ampliações à comunidade científica e especificamente à educação. Cabe, portanto, a pesquisa educacional averiguar as questões epistêmicas que atravessam o campo da educação, e desta maneira, com uma visão crítica e produzir diretrizes que lhe proporcione sustentação.

Concluindo, a pesquisa epistemológica necessita ser aperfeiçoada a partir de fatos logico e histórico que lhes representam. Enquanto o histórico se atenta ao desenvolvimento, etapas de transformação do objeto e ao surgimento, o lógico converge sua atenção para a leitura do histórico, e através disto ir expondo os caminhos do objeto, desvelando seu conhecimento a respeito do mesmo, exibindo novos aspectos e pesquisas significativas a um avanço propiciando um raciocínio crítico sobre seus métodos visando refletir sua trajetória.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

LIMA, Paulo Gomes. Ciência, epistemologia e pesquisa educacional: desvelamento do mundo e do homem. Engenheiro Coelho, SP: Acta Científica. Ciências Humanas, v.2, n.5. 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com