O Desenvolvimento pedagógico em projeto
Por: Aline_morena84 • 28/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.865 Palavras (20 Páginas) • 140 Visualizações
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UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR lll
NOME: VALDECI BATISTA AZEVEDO RA: 4337697562
NOME: IOLANDA REIS DA COSTA RA: 3815662907
NOME: SARA ADOSSANTO O OLIVEIRA RA: 4352052186
NOME: CICERA CONCEIÇÃO CRUZ RA: 4337820548
NOME: SARAH FERNANDA DE FRANCA R. RA; 4351860445
NOME: MARIZETH RIBEIRO DE SOUSA RA: 430006626
Professora: Eliana
Tutora a Distancia: Edina Domingues
Tutora presencial: Rita
São José dos Campos 05de junhoo de 2014
2014
ÍNDICE
Introdução ................................................................................................4
Resenha....................................................................................................3
Desenvolvimento pedagógico em projeto.................................................4
Projetos M lll ...........................................................................................5
Pratica pedagógica por desenvolvimento de projeto..................................6
Justificativa do tema elaborado....................................................................7
Estrutura curicular.........8
Referências ............................................................................................................................10
PROJETO MULTIDISCIPLINAR III
PROJETO EDUCATIVO
ETAPA-1[pic 3]RESENHA
Tecnologia, currículo e projetos. Gráficos, sons, clipes de vídeo, etc. Dessa forma, ao clicar sobre uma palavra, imagem ou frase definida como um. Nó de um hipertexto encontra-se uma nova situação, evento ou outros textos relacionados. O uso de hipertexto rompe com as sequencias estáticas e lineares de caminho único, com início, meio e fim fixados Previamente. O autor disponibiliza um leque de possibilidades informacionais que permite ao leitor dar ao hipertexto um Movimento singular, ao interligar as informações segundo seus interesses e necessidades momentâneos, navegando. e construindo suas próprias sequencias e rotas. Ao saltar entre as informações e estabelecer suas próprias ligações e
Associações, o leitor interage com o texto assumindo um papel ativo e tornando-se coautor do hipertexto. Para Soares (2001), a leitura do hipertexto na tela é feita em camadas, iniciando e terminando no ponto que o leitor decide o qual.Pode ter liberdade e autonomia para intervir no texto e reconstruí-lo. Assim, a comunicação pela tela está criando não. Só novos gêneros da escrita, mas também está inovando o sistema da escrita (id, 2001, p. 39). Leitura e escrita mesclam-se na criação de um texto digital. Ler e escrever significa interagir para escolher entre Um leque de ligações preestabelecidas pelo criador do hipertexto ou para estabelecer novas ligações não previstas Pelo autor (Lévy, 1999), criar percursos próprios, deixar marcas, reconfigurar espaços e criar narrativas pessoais Descrever ideias com o uso das mídias digitais cria um movimento entre o escritor e o texto que os aproxima, Criando vínculos que seduz o leitor para ler, refletir, reescrever, atribuir significados, trocar informações e. Experiências, divulgar fatos do cotidiano, produzir histórias, criar hipertextos e desenvolver projetos. Outros recursos tecnológicos também permitem o registro de ideias e de visões de mundo por meio da escrita. Porém, até O presente, apenas a tecnologia de informação e comunicação tem como característica o fazer, rever e refazer contínuo, Transformando o erro em algo que pode ser revisto e reformulado depurado instantaneamente para produzir novos saberes. É importante integrar as potencialidades das tecnologias de informação e comunicação nas atividades Pedagógicas, de modo que favoreça a representação textual e hipertextual do pensamento do aluno, a seleção, a articulação e a troca de informações, bem como o registro sistemático de processos e respectivas produções, para que possa recuperá-las, refletir sobre elas, tomar decisões, efetuar as mudanças que se fizerem necessárias,
Estabelecer novas articulações com conhecimentos e desenvolver a espiral da aprendizagem. Nessa aventura, o professor também é desafiado a assumir uma postura de aprendiz ativo, crítico. Nessa perspectiva, a melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de ideias e de ações criativas e colaborativas. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Para isso, a escola deve propiciar. ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula. De igual maneira, propiciar a observação e a interpretação dos aspectos da natureza, sociais e Humanos, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano. Essa forma de aprender contextualizada é que permite ao aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal, social e cultural, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já adquiridas para novas possibilidades de reconstrução do conhecimento. nas diferentes tecnologias, seja o vídeo, a Internet, o computador, entre outras. Importa que cada uma delas carrega suas próprias especificidades, que podem ser complementadas entre si e/ou com outros recursos não tecnológicos. Por sua vez, uma determinada tecnologia. Configura-se por uma multiplicidade de recursos distintos, os quais devem ser considerados para que seu uso.
Passo-2
A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem. Este ambiente é criado para promover a interação entre todos os seus elementos, propiciar o desenvolvimento da autonomia do aluno e a construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca de informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação-problema. Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizagem, inter-relacionadas com outros pensadores dentre os quais destacamos Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que não se fará por reformas ou novos métodos e conteúdos definidos por especialistas que pretendam impor melhorias ao sistema educacional vigente. É uma mudança radical, que deve tornar a escola capaz de: Atender às demandas da sociedade; considerar as expectativas, potencialidades e necessidades dos alunos; criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o processo de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade e liberdade responsável; desenvolver as capacidades de trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, formular e resolver problemas relacionados com situações contextuais; desenvolver a habilidade de aprender a aprender, de forma que cada um possa reconstruir o conhecimento, integrando conteúdos e habilidades segundo o seu universo de conceitos, estratégias, crenças e valores;incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação. A aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos cotidianos dos alunos, cujas expectativas, desejos e interesses são 2 mobilizados na construção de conhecimentos científicos. Os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, portanto sem fragmentação disciplinar, e são direcionados por uma motivação.
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