O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS COM A LIBRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS
Por: markos_jp • 21/5/2018 • Artigo • 6.312 Palavras (26 Páginas) • 471 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SÃO JOÃO DOS PATOS
DEPARTAMENTO: LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS COM A LIBRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA
JOELSON LIMA SILVA
São João dos Patos – MA
2017
JOELSON LIMA SILVA[pic 3]
O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS COM A LIBRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras e Literaturas da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, sob orientação da Professora Natália Eugênia Almeida de Sousa.
São João dos Patos – MA
2017
Sumário
5. JUSTIFICATIVA 1
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2
6.1 O USO DO DICIONARIO JUNTO A AULA DE PORTUGUES PARA ALUNOS SURDOS 2
6.2 O USO DA LIBRAS JUNTO A LINGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DE INCLUSÃO 8
7. METODOLOGIA 15
7.1 Tipos de pesquisa 15
7.2 Corpus 16
7.3 Instrumentos 16
7.4 Etapas 16
8. CRONOGRAMA 17
9. REFERÊNCIAS 18
1. TEMA
O Ensino de língua portuguesa para surdos com a LIBRAS nas escolas publica de São João dos Patos - MA.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
As dificuldades existentes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos no âmbito escolar das instituições educacionais de São João dos Patos - MA
3. QUESTÕES NORTEADORAS
1. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos surdos em relação do aprendizado do português?
2. Como são realizados os processos de ensino de surdos nas escolas de São João dos patos - MA?
3. As instituições em especial os educadores estão capacitados para ensinar os alunos surdos, enquadrando-os em um conceito de inclusão?
4. Que medidas poderiam ser seguidas pra o acesso e desenvolvimento educacional dos alunos surdos ocorra de forma igual ao demais em salas regulares?
5. As LIBRAS esta sendo de grande aproveito para que possa ensinar a língua Portuguesa para esses alunos surdos?
4. OBJETIVOS
4.1 Objetivos geral
Analisar a importância da literatura infantil e a arte de contar de histórias na formação do leitor crítico mostra para os professores que os alunos surdos também podem aprender a língua portuguesa perfeitamente.
4.2 Objetivos específicos
Identificar os benefícios que o uso do dicionário propicia para o aluno;
Enfatizar a importância do uso do dicionário durante o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
Utilizar os recursos da língua brasileira de sinais a LIBRAS para fazer com que o aluno inserido na inclusão social possa aprender de forma ampla e coerente a língua portuguesa.
Mostra para a população de pais e professores como podemos começar logo de dentro de casa a inclusão social para esses alunos surdos.
5. JUSTIFICATIVA[pic 4]
O presente trabalho tem por objetivo discorrer de modo simples e sucinto a maneira de como se da o processo de entrada e aprendizagem do aluno surdo na ambiente escolar e como se desenvolve dentro da sala de aula regular sabendo que a pessoa surda adquire conhecimento de forma diferente das pessoa ouvinte, dentro desse contexto a educação intercultural de surdos na perspectiva inclusiva, trata se do respeito as diferenças no marco das expressões utilizadas na atualidade no campo da educação inclusiva, a complexidade da educação inclusiva do surdo ganhou então um destaque nas ultimas décadas com a participação do surdo adulto, e também da criança na idade escolar correta de adentrarem na escola. Os debates no campo educacional assumem os discursos da inclusão social colocando em pauta a problematização desse tema com vistas, entre outras coisas, a se propor uma escola que acolha a todos e suas diferenças. Desta forma a educação, enquanto ciência precisa e deve investigar o significado desses discursos e suas consequências no contexto educacional.
Qual deve ser o papel da gestão escolar do professor e da família do aluno deficiente na inclusão social?
Também iremos aborda um pouco é a inclusão desses alunos surdos no meio escolar, falar um pouco da importância dos docentes para que possamos cada dia acolher esses especiais no meio da comunidade ouvinte, precisamos entender que o processo de inclusão na escola passa diretamente pela mão dos docentes no caso da gestão democrática, um trabalho em conjunto com professores, orientadores, diretores, família e a comunidade em geral, pois e no convívio familiar que começa o processo de inclusão ate chegar na idade escolar. Com uma gestão democrática participativa contribui para que, em cada escola, crianças, jovens, e adultos com deficiência possa se desenvolver como sujeito. Além de mostrar como o uso do dicionário pode sempre este ligado a uma boa forma de inclusão dos alunos surdos com a língua portuguesa, Este projeto torna-se relevante aos os professores e alunos porque incentiva o uso do dicionário como recurso didático para auxilia-los na aquisição da escrita correta, significado das palavras e aumento de vocabulário, além de trabalhar a ortografia, a construção e a ampliação do conhecimento.
...