O ERRO E FRACASSO ESCOLAR
Por: Zoya América • 16/5/2019 • Projeto de pesquisa • 847 Palavras (4 Páginas) • 245 Visualizações
PORTFÓLIO SOBRE ERRO E FRACASSO ESCOLAR
A visão dos professores sobre erro e fracasso escolar
Iniciamos este projeto de pratica com o intuito de compreender as razões do fracasso escolar, e a relevância disso na relação professor-aluno, a visão do construtivismo sobre esse fracasso na aprendizagem e verificar se a formação dos educadores, os está capacitando para identificar o fracasso escolar. E com isso fazer uma observação a respeito das prováveis causas, e soluções. Para isso partimos do ponto de vista de quem está vivenciando esse tema no seu dia a dia, que é o professor.
Entrevista
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Nome: C. R. M.
Escolaridade: pós-graduação
45 anos de idade – 17 de magistério
2- FORMAÇÃO DO PROFESSOR:
Faz cursos com regularidade?
Sim, é fundamental para nortear nosso trabalho.
Participa de formações continuadas?
Sim, oferecidos pela Rede Municipal de Educação e outros externos.
Pretende realizar algum curso?
Sim, minha segunda pós-graduação, a primeira foi em “Psicopedagogia” e agora farei em “Dotação e Talentos”, na sequência mestrado.
ROTEIRO DE ENTREVISTA:
1-Na sua visão qual a importância da relação professor-aluno?
É o início do processo ensino aprendizagem, sem esse vínculo, o conhecimento não flui da maneira que deveria acontecer, mas com o passar dos dias você estabelece com o aluno uma relação de confiança, que é conquistada dia a dia.
2-Como podemos estabelecer uma relação de qualidade professor-aluno?
Desenvolvendo um olhar diferenciado e humano para as necessidades do aluno, tanto cognitivas como afetivas.
3-O que você entende por fracasso escolar? Na sua visão quais são as causas do fracasso escolar?
O fracasso, na maioria das vezes, acontece quando não percebemos as reais necessidades dos alunos, seus interesses e habilidades, e a família não interagindo com a escola, é necessária essa parceria evitando muitas vezes a evasão escolar. O que também contribui para o fracasso escolar na minha opinião é o grande número de alunos em sala de aula, trabalhamos com turmas de 30 alunos, sendo que o ideal seria no máximo 20 a 25 alunos.
4-Como você encara o erro do aluno no processo de aprendizagem? Como intervém diante desse erro?
O erro deve ser encarado como uma enorme oportunidade de aprendizagem, faz parte do processo, ele nos traz indicativos de qual caminho partir, quais estratégias utilizar para que o aluno aprenda. A intervenção deve ser pontual e se possível, individual, pois cada um aprende de um jeito, ela pode ser coletiva quando a dúvida é apontada por todos da turma, porém a diversificação de estratégias e ferramentas de ensino é fundamental na intervenção, seja através de materiais concretos, jogos, vídeos, experiências etc. O erro do aluno é positivo para o professor quando ele se coloca como pesquisador de sua ação. Mas é necessário que o professor, tenha sempre em mente que é necessário se especializar, o que é muito difícil para algum que não tem condições para isso.
Discussão:
Conforme a entrevista com a professora Claudia Regina Marcelino a educação humanizada respeitando os limites de aprendizagem de cada aluno é necessária. O erro é visto por ela como parte do processo de aprendizagem,
...