O ESTUDO DO PENSAMENTO DE CRIANÇAS PEQUENAS DEPOIS DE PIAGET
Por: Katiane Moraes • 31/8/2017 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 184 Visualizações
O ESTUDO DO PENSAMENTO DE CRIANÇAS PEQUENAS DEPOIS DE PIAGET
1. O Problema de níveis desiguais de desempenho
- Raciocínio não – egocêntrico sobre perspectivas espaciais: A perspectiva envolve acontecimentos familiares facilmente diferenciados e quando se toma o cuidado de torná-la fácil às crianças, elas demonstram que são capazes de perceber outra perspectiva além da sua.
- Compreendendo outras mentes: O fato das crianças fazerem outro de tolo, as fizeram pensar sobre o processo de pensamento de outra pessoa.
- Distinguindo aparência da realidade: Se forem postas como conspiradoras ao invés de vítimas, as crianças distinguiram aparência da realidade.
- Raciocínio causal eficiente: as técnicas de Piaget baseavam-se em problemas verbalmente apresentados e nas justificativas verbais de raciocínio. Colocadas em desvantagens para as crianças.
2.Teoria neopiagetiana do desenvolvimento cognitivo
Os neopiagetianos enfatizam que há limites gerais relacionados à idade nas habilidades cognitivas, principalmente limitações na memória.
Dificuldades:
- Pouca experiência com a memorização: Pode não possuir estratégias para guardar a informação
- Falta de atenção: Pode não prestar atenção o suficiente ao que se diz
- Idade: Por ser pequena tem a capacidade de memória imatura
3. Um relato da aprendizagem ambiental: Quantidade de experiência
Quanto mais se sabe maior é a capacidade de raciocínio e as crianças tornam-se especialistas e se engajam melhor na tarefa de maneira qualitativa.
4. Relatório biológico do desenvolvimento mental na primeira infância
a) O desenvolvimento do cérebro: No inicio da 1a infância o cérebro atingiu 50% do peso adulto. Aos 6 anos ele esta com 90% do peso total. Isso graças a mielinização que acelera os impulsos neurais.
b) Módulos mentais: Muitos processos cognitivos são como a nossa linguagem, pois consistem de sistema separado com suas próprias propriedades.
c) Domínio fundamental e princípio estrutural: A aquisição do conhecimento é especifica do domínio e esta ligada aos processos educacioários de longo prazo. Já os princípios específicos do domínio é que dão ínicio a um processo cognitivo e proporciona uma direção inicial.
5. Cultura e desenvolvimento mental na primeira infância
Práticas culturalmente organizadas dos adultos interagem com a herança genética das crianças, produzindo oportunidades especificas para o desenvolvimento.
- Representação mental do contexto
Os culturalista explicam os “esquemas” através dos roteiros que são ferramentas do pensamento. Ou seja, roteiros são esquemas que especificam quem participa de um evento e que papeis sociais ele desempenha.
6. As funções dos roteiros
Roteiros são graus de ação. São representações mentais que crianças e adultos usam para descobrir o que vem em seguida de um acontecimento familiar.
...