O ESTÁGIO ADAPTADO EDUCAÇÃO INFANTIL 1º SEMESTRE
Por: GiovanaAlmeida • 15/9/2020 • Trabalho acadêmico • 3.764 Palavras (16 Páginas) • 410 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 8
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 10
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 12
6 PLANOS DE AULA 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS..........................................................................................................18
INTRODUÇÃO
Este relatório de estágio supervisionado tem como objetivo principal integrar a teoria á pratica educacional maneira pela qual o estagiário poderá através desta oportunidade, desenvolver as habilidades e competências, analisar o comportamento dos alunos, a ação do educador, conhecer o ambiente onde a criança é mediada ao conhecimento.
O estágio é compreendido como uma experiência reflexiva referente a prática educacional, entende-se que é uma conexão na elaboração do conhecimento em todo o progresso do currículo do curso contribuindo para a formação docente de maneira imprescindível.
Entende-se que o estágio é uma exigência estabelecida para a aprovação do acadêmico, consiste em adquirir e aprimorar e articular saberes e habilidades essenciais ligadas a prática e a teoria profissional, envolvem experiências relacionadas com dimensões político-social, que possibilita ao estagiário a participação em momentos existentes na realidade de vivencia e de trabalho, fortalecendo a sua formação e explorando capacidades básicas fundamentais para se obter sucesso para uma verdadeira formação de qualidade.
No estágio, é onde temos a oportunidade de vivenciar, tudo o que aprendemos no curso de pedagogia, como planejar conforme a realidade dos alunos, refletir sobre nossas práticas, e também aprender as formas de agir, em todo contexto escolar.
O embasamento teórico do trabalho será de forma bibliográfica de acordo com a temática abordada.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Para entender o que é desenvolvimento infantil e em que aspectos a educação pode atuar em seu auxilio sendo que o foco principal o papel do educador e do ensino, explicitado por Vigotski ,Leontiev ,Elkonin.É analisada a leitura contemporânea sobre a educação infantil e o que diz a psicologia histórico-cultural sobre desenvolvimento infantil e o ensino.
A questão da educação para crianças pequenas era vista como ferramenta para preparar o aluno para o ensino fundamental. Porém ,cresceram os debates a cerca da função do ensino para crianças pequenas e chegou a conclusão que ela tem que ter como propósito cuidar e educar ,tirando o ensino como objetivo e colocando as relações educativas dentro de um espaço do convívio coletivo.
Segundo Vigotski não é o ponto determinante, a biologia explica o desenvolvimento da criança desprovido de leis naturais universais pré-definidas pela genética dentro de um contexto social ecultural. Leontiev e Elkonin também concordam que é preciso levar em consideração a relação da criança com o meio e cada criança tem a sua exclusividade para cada situação.
Para Vigotski a definição da cultura e tudo que foi criado e modificado pelo homem na natureza é um processo de transformação do meio, o homem acaba transformando sua própria conduta e o domínio de tal conduta é caracterizado por uma função psicológica. A significação é uma característica primariamente social que é transferida para o interior do indivíduo.Leontiev e Vigotski consentem que as aptidões humanas são adquiridas pela criança após introdução de signos e apropriação cultural ,ou seja não são transmitidas biologicamente.
Para Leontiev a apropriação cultural só e dada com a mediação do educador, sendo caracterizada como educação. Baseando assim na promoção de condições e signos para que as mesmas se formem e não na maturação espontânea da criança nem na hereditariedade das funções psíquicas superiores. Sem estar sincronizada com as etapas de desenvolvimento a aprendizagem de atuar na zona de desenvolvimento potencial (ZDP) estando a frente e impulsionando o desenvolvimento.
Para Vigotski a imitação é a principal ferramenta da aprendizagem para o desenvolvimento, apesar de ser considerada prejudicial no contexto pedagógico .
Para Leontiev é necessário que sejam cultivadas nas crianças as funções psicológicas com orientação e organização das mesmas, para que atinja o seu desenvolvimento total. Nessa perspectiva defendida por Vigotski ,Leontiev,Elkonin nega os métodos passivos de educação e assume ao educador um papel diretivo.
Sobre o estágio de desenvolvimento ao afirmar que sua mudança não é somente quantitativa é uma evolução em graus, mas também qualitativa muda a relação da criança com o meio e não terá crises se for dirigida. A atividade principal do primeiro ano de vida seria a comunicação emocional direta, no qual o adulto impulsiona o domínio da linguagem. De três a seis anos, a atividade principal é o jogo de papéis onde as crianças aprendem sobre as relações sociais e o papel de cada um.
É por meio de brincadeiras que se da a instrução pré-escolar da criança que são as atividades principais dessa fase. Para alcançar seus objetivos na fase escolar a criança precisa ser bem direcionada no seu desenvolvimento infantil e que tenha ensinado a pensar por meio de esforços mentais. Segundo Elkonin essa mudança seja feita de maneira orgânica e vinculada.
O desenvolvimento de crianças pequenas deve acontecer por intervenção consciente do educador segundo Vigotski ,Leontiev e Elkonin.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
1-O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
...