Estágio Adaptado Educação Infantil
Por: Jaqueline Souza Silva • 30/8/2021 • Trabalho acadêmico • 3.437 Palavras (14 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 8
4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 10
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 12
6 PLANOS DE AULA 13
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
A função do estágio supervisionado é de se aproximar da realidade pela análise e reflexão crítica da formação docente, sendo que esse contexto objetiva a constante reflexão do desenvolvimento profissional. Uma etapa do processo de aprendizagem da formação do docente, a qual objetiva formar o profissional que atuará na Educação Infantil. O estágio contribui para a formação docente, sendo um momento no qual o estagiário experimenta suas atitudes, comportamentos, conhecimentos, valores e habilidades diante da especificidade de ser professor.
Diante da situação pelo qual o mundo passa no momento, este relatório foi adaptado seguindo as orientações do Plano de Trabalho reformulado devido à Pandemia COVID19. As atividades realizadas atendem as necessidades dos alunos de forma remota, de modo que contribui com a aprendizagem, procurando minimizar os impactos sofridos por alunos que em virtude da paralização dos campos de estágio, não conseguiram cumprir todas as exigências da disciplina e realizar o estágio em campo.
A identidade do profissional da Educação Infantil se forma na dinâmica da teoria e da prática. A realização das atividades propostas pelo Plano de Trabalho adaptado, permitiu o meu contato com elementos pedagógicos que contribuirão significativamente na minha formação docente e experiência teórica na Educação Infantil.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Baseando-se no texto da leitura obrigatória, compreendemos que o papel do educador infantil é organizar as propostas de ensino-aprendizagem para efetivar a mediação entre a criança e o conhecimento. Essa mediação deve levar em consideração o que a criança já conhece, por isso é necessário se ter uma ampla visão de mundo e conhecer os diferentes aspectos que fundamentam a educação como um todo. É preciso também que a ação pedagógica estabeleça uma visão integrada do desenvolvimento da criança, respeitando a sua diversidade, o seu momento e a sua realidade.
Quando nos propomos a trabalhar com as crianças bem pequenas, devemos sempre levar em consideração os seus interesses e suas necessidades, é importante também conhecer a sua história, para que possamos compreender quais são as suas possibilidades. O professor deve estar sempre observando e refletindo para que o ensino não se torne uma rotina mecanizada.
Para que a educação infantil alcance resultados positivos é necessário que se tenha um bom relacionamento entre os educadores e as crianças. Um relacionamento positivo é indispensável para estimular o desenvolvimento da criança. Nenhuma metodologia ou estudo teórico terá valor, se os educadores não procederem a uma reflexão profunda sobre como se relaciona com ela e não se dispuserem a modificar tal relação. Além disso, a metodologia da educação infantil não deve adotar os princípios rígidos do ensino formal, mas também não pode sujeitar-se ao improviso, esperando que as coisas simplesmente aconteçam. A criança precisa de limites firmes para se sentir protegida, mas também necessita de um espaço onde se sinta livre para agir acertando ou errando e deve ser o agente de seu próprio desenvolvimento sem receber ensinamentos prontos e estereotipados.
Piaget, Vygotsky e Wallon compartilhavam a opinião de que o professor de educação infantil deve ter como base a valorização do sujeito e o papel da interação social no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança.
Para isso, o educador deve propiciar situações que contribuam para o desenvolvimento das crianças nas relações interpessoais, trabalhando com elas também sobre a questão das diferentes realidades sociais e culturais.
Uma das melhores estratégias que os educadores podem utilizar para fazer a mediação das crianças com o conhecimento é o “brincar”. Partindo do princípio de que a melhor forma da criança aprender é brincando, a educação infantil deve valorizar e reconhecer a importância do tempo que as crianças dedicam ao brincar, incorporando-o à rotina do trabalho educativo. O brincar deve ser considerado como uma forma de linguagem, pois através da brincadeira a criança interage com outras pessoas, expressa seus sentimentos e amplia o seu conhecimento de mundo. Além disso, através das brincadeiras as crianças podem entrar em contato com regras e diferentes papéis sociais. Portanto, o brincar deve ser incorporado na educação infantil como um momento de desenvolvimento psicológico e social.
Por fim, para aqueles que escolhem trabalhar com a Educação Infantil, existe uma série de tópicos que é preciso levar em consideração, que são o estudo, a dedicação, a cooperação, a cumplicidade e, principalmente o amor de todos os envolvidos nesse processo, assim como também é necessário estar em constante evolução. Além disso, é preciso caracterizar amplamente o conceito, a especificidade e as peculiaridades do cuidar e do educar na prática pedagógica.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
- O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
Em termos gerais, o PPP é um documento que norteia as bases de ações da instituição escolar. O documento tem por finalidade implementar de forma dialógica entre todos os envolvidos no processo educacional as diretrizes educacionais, ou seja: metas, objetivos, princípios e valores da instituição escolar.
...