O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIA III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Por: jurunex • 5/11/2022 • Trabalho acadêmico • 7.906 Palavras (32 Páginas) • 518 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA PEDAGOGIA
IVANI CAVALCANTE PEREIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIA III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
BAURU
2022
IVANI CAVALCANTE PEREIRA
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIA III GESTÃO EDUCACIONAL E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
BAURU
2022
SUMÁRIO
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
- RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
- RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 8
- RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 10
- RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 12
- RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 14
- RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 16
- RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 18
- RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 20
- RELATO DA OBSERVAÇÃO 22
- PLANOS DE AULA 26
- RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 34
- RELATO DA REGÊNCIA 35
CONSIDERAÇÕES FINAIS 39
REFERÊNCIAS 40
INTRODUÇÃO
Este trabalho se constitui a partir da experiencia vivenciada e supervisionada na Educação Infantil, é de suma importância pra nosso desenvolvimento pessoal e acadêmico.
É partir dele que nos faz pratica de vivenciar a vida docente e estabelecendo relações no âmbito escolar, voltado para um olhar mais sensível e atento as diversas situações. Já que é nessa fase que se inicia o descobrimento.
O estágio foi realizado na educação infantil Creche e Berçário São Judas Tadeu e São Dimas, é representada por Jomari Coelho de Souza Reis, sendo em período integral, iniciando a partir das 7:00h às 17:00 horas.
Observei a sala do Infantil II. Também observei o empenho da professora, forma de ensinar, didática aplicada, respeito e dedicação.
O Tema escolhido foi as formas geometricas, mostrando que estao presentes no ambiente que vivemos, para que a criança conheça e identifique e saiba nomear as formas geometricas . Utilizamos, vídeos, músicas e ensinamos na prática a caracteristica de cada forma desenvolvendo a percepçao visual.
O objetivo do estágio é proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar seus conhecimentos acadêmicos na pratica. Lembramos que nós somos mediadores do conhecimento, e cabe a nós ajudar as crianças descobrirem suas especialidades e potencialidades.
Falaremos mais sobre as atividades propostas dentro do tema e sua realização em sala de aula .
RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A mediação do professor é de suma importância no processo ensino aprendizagem; deve se levar em conta o que a criança conhece de uma visão de mundo. Tomamos como ponto de partida os problemas sociais, culturais, e aspectos que fundamenta a educação.
O desenvolvimento infantil nessa faixa etária de 0 a 6 anos são chamados de primeira infância, as crianças passam a descobrir o mundo e desperta uma curiosidade investigativa, prevalece o ensino voltado para autonomia, neste processo o educador deve estimular o desenvolvimento.
A criança constrói sua própria identidade, baseada nas informações no meio em que se insere, na construção dos relacionamentos interpessoais, valores e nas brincadeiras que são ensinadas, uma forma de estimular o relacionamento com os outros.
A educação da criança pequena implica a negação e o rompimento dos laços. A união da equipe escolar e pais é fundamental que ocorra garantindo a formação integrada da criança, é por isso que é necessário que sistematizam um processo educacional em conjunto em prol da criança.
O ensino deve produzir um novo conhecimento psíquico na criança, uma fonte inesgotável de saberes.
Cada etapa de aprendizado é fundamental e deve ser respeitada, é necessário que ocorra investigação do desenvolvimento infantil, o vínculo, o meio em que a criança se insere. Conhecer é o ponto de partida para todas as mudanças dinâmicas ocorra durante uma determinada idade ou período.
Assim a criança adquire novas propriedades de conhecimento.
Quando a criança domina com autonomia constitui o desenvolvimento real e cultural da criança. Podemos dizer que as reflexões internas nascem a partir de discussão no coletivo, quando há interação. São assimiladas as formas sociais de conduta, ou seja, a criança começa aplicar a si nova forma de comportamento.
Trabalhar o ensino com autonomia conduz para o desenvolvimento. O Educador é responsável por proporcionar experiências às crianças que auxiliam para desenvolver suas capacidades cognitivas, raciocínio, memória, e bem estar. É no
ambiente escolar que são pensados estratégias e comportamentos que favorecem a melhor aceitação e desenvolvimento.
Para Vygotsky ele defende que o professor não é único detentor do conhecimento que deposita unilateralmente em seus alunos. Para ele quando o educador da conta que pode mobilizar e tem o poder de impulsionar cada aluno em seu processo de aprendizagem; se torna uma forma eficaz de desenvolvimento.
Observamos a preocupação em se adaptar a educação ao desenvolvimento, respeitando os prazos, o ritmo, características do pensamento.
Portanto o papel do professor não pode apenas se limitar como um reforço para exigir a aprendizagem; é preciso pensar e provocar situações de assimilação de realidades experimentais, que possam adequar aos alunos para que possa realizar o equilíbrio. Agir sobretudo na zona desenvolvimento proximal, ativando novos processos internos de desenvolvimento.
RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Analisando e conhecendo o Projeto Político Pedagógico tive oportunidade de presenciar e participar.
A organização do currículo da escola é composta por uma grande interdisciplinaridade, ou seja, propõe relações entre as disciplinas, proporcionando espaços dinâmicos, lúdicos e experiências pedagógicas inovadoras e visando uma interação do aluno-professor e escola-família.
...