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O ESTÁGIO LITERATURA SURDA

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.197 Palavras (17 Páginas)  •  170 Visualizações

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ESTÁGIO 

LITERATURA SURDA

Autor: Jordan Balduíno de Sousa e Maria Carolina da Silva Abreu

Tutor externo: Luciana Trajano

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (LBR0352) – Estágio

13/06/2021

RESUMO

Desenvolvemos este trabalho como uma proposta pedagógica para alunos surdos no ensino médio, O estudante surdo tem grande dificuldade de participar efetivamente do processo de ensino e aprendizagem, e é comum que os objetos de ensino, muitas das vezes, não são ensinados em língua de sinais. Vamos trabalhar com a temática Literatura Surda. Objetiva-se, com este estudo, analisar e criara práticas inovadoras na educação literária para o aluno surdos. A literatura está associada a histórias, poesias, contos e outras formas literárias de que a língua de sinais se apropria para proporcionar o aprendizado, a identidade e a cultura surda com a se reinventar de uma forma criativa. É preciso garantir aos alunos surdos a compreensão do conteúdo passado; para este fim, é fundamental que o ambiente virtual seja adequado para promover ensino de qualidade, principalmente quanto às imagens e atividades postadas e à oferta de carga horária apropriada de forma que todos atuem primando pela qualidade na relação ensino- -aprendizagem. Complementado este trabalho elaboramos uma Videoaula na forma de contação de história uma intervenção fílmica do filme Vidas Secas, adaptação do livro de Graciliano Ramos, com o propósito de estabelecer uma relação de semelhança de conteúdo com a obra utilizada para a adaptação da narrativa fílmica. Também discorremos sobre a inclusão do aluno surdo, do ambiente escolar para o ambiente domiciliar, preocupando-se com a realidade como ser humano diante do isolamento social.

Palavras-chave: Ensino. Libras. Literatura.


  1.   INTRODUÇÃO
  1. SURDO E O AMBIENTE ESCOLAR

No ambiente escolar, a pessoa surda que frequenta a escola regular, tem por direito a presença do intérprete de Libras que é garantindo pela Lei 10.436/02 no qual foi regulamentado pelo decreto 5.626/05.

No âmbito da inclusão educacional. ao usar ferramentas de aprendizagem digital ter um plano de gestão em tempo de pandemia é essencial e faz-se necessário compreender e refletir sobre a causa central das dificuldades desses alunos no ambiente de ensino a distâncias, pois grande parte deles é usuário de uma língua que não é utilizada pelo grupo majoritário – a língua brasileira de sinais.

Inicialmente são apresentados os conceitos que norteiam este estudo, com objetivo de contextualizar os estudos Culturais da comunidade surda e a literatura. Em seguida, apresentamos as propostas para este estudo. E por fim, o produto virtual uma Videoaula, na forma de contação de história uma intervenção fílmica do filme Vidas Secas, adaptação do livro de Graciliano Ramos, com o propósito de estabelecer uma relação de semelhança de conteúdo com a obra utilizada para a adaptação da narrativa fílmica, trataremos da importância da literatura na alfabetização e letramento em tempos de ensino a distância de forma objetiva.

  1. OBJETIVO

A Literatura Visual ou Literatura Surda é importante na formação da identidade e da cultura surda.  (Guimarães, 2014)

Nesse processo de construção de identidade do sujeito surdo e a sua relação com os seus pares, a contação de histórias e a Literatura Surda se constituem como fatores relevantes, promovendo a reflexão, a criticidade, a autonomia, dentre a consolidação de outras aprendizagens. Ao considerar a literatura como instrumento essencial na formação do imaginário do sujeito surdo, o contar e recontar histórias por meio da Língua Brasileira de Sinais possibilita significar a fantasia e produzir novos conhecimentos na ressignificação de outros contextos, utilizando a sua língua natural.  (Guimarães, 2014)

Essa literatura contribui para a aprendizagem dos alunos surdos, no que se refere à sua língua e na sua formação como bilíngue. Estimula a criatividade, a imaginação e a linguagem (ROSA, 2006.)Promove também o desenvolvimento social e afetivo das crianças surdas e ouvintes (MOURÃO & SILVEIRA, 2009)

O atual trabalho tem como objetivo proporcionar uma melhor aquisição da leitura literária agregando valor a cultura e a o aprendizado da língua de sinais e da cultura surda


  1.  AREA DE CONCENTRAÇÃO

A área escolhida para desenvolver foi destacar a importância da literatura surda. A partir dessa experiência, constatou-se que a leitura literária passou a ter um maior significado para a vida dos alunos surdos, pois identificou-se um maior conhecimento de mundo. Portanto, é necessário adaptação para que o indivíduo tenha uma compreensão geral das leituras literárias e que os professores possuam uma formação específica na área da surdez.

Para realização desse projeto, escolhemos a Escola Estadual Engenheiro Queiroz Júnior da cidade de Itabirito/MG, onde pretende-se aplicar o estágio. Encontramos dificuldades de comunicação com a Escola, uma vez que ela se encontra fechada devido ao isolamento social imposto pela pandemia, assim para obtermos informações acessamos o site da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais - SEE e conversamos por mensagem com funcionários da secretaria da escola.

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  1. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

  1. ESCRITORES SURDOS E CULTURA SURDA

Ao afirmarmos que os surdos brasileiros são membros de uma cultura surda não significa que todas as pessoas surdas no mundo compartilhem a mesma cultura simplesmente porque elas não ouvem. Os surdos brasileiros são membros da cultura surda brasileira da mesma forma que os surdos americanos são membros da cultura surda norte-americana. Esses grupos usam línguas de sinais diferentes, compartilham experiências diferentes e possuem diferentes experiências de vida. No entanto, há alguns valores e experiências que os surdos, independentemente do local onde vivem, compartilham ou seja: “todos são pessoas Surdas vivendo em uma sociedade dominada pelos ouvintes.” (WILCOX & WILCOX, 2005) afirmam: “A comunidade surda é bilíngue. Há muitos trabalhos em inglês de poetas Surdos, escritores de peças, novelistas e ensaístas que os estudantes de segunda língua podem ler com o intuito de se familiarizarem com a cultura e a experiência Surda.” De todo modo, além da libras, a escrita da língua portuguesa hoje faz parte do mundo surdo, indispensável aos surdos brasileiros para a defesa dos seus interesses e cidadania. Há quem pense que a escrita pode contribuir para a destruição da riqueza em sinais; mas a escrita, por si só, não é necessariamente um fator contrário. Pode-se pensar na escrita como a busca por tradução das raízes culturais, associada a outras formas de arte, como teatro e vídeo.  (Karnopp, Literatura Surda, 2006)

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