O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRODUÇÃO CONCEITUAL EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Lucas Lenartovicz • 8/12/2022 • Trabalho acadêmico • 3.717 Palavras (15 Páginas) • 5.031 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER
NOME E RU
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PRODUÇÃO CONCEITUAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
PITANGA-PR
2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL-UNINTER
NOME E RU
PRODUÇÃO CONCEITUAL
Produção Conceitual- “Modelo Híbrido” a ser apresentada na disciplina de – Estágio Supervisionado- Educação Infantil Observação e Prática, no Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia Centro Universitário Uninter. Centro Associado: Pitanga.
PITANGA-PR
2020
SUMÁRIO
1. Introdução.......................................................................................................04
2. Desenvolvimento..............................................................................................05
2.1 .Teoria e Prática............................................................................................05
2.2 .Análise de documentário..............................................................................08
2.3 .Pesquisa estado da arte...............................................................................09
3 . Considerações finais....................................................................................12
4. Referências.....................................................................................................13
5. . Anexos..........................................................................................................15
1. INTRODUÇÃO
Em virtude da pandemia provocada pelo COVID-19, o estágio híbrido ofertado pela faculdade UNINTER, possibilitou aos seus alunos a aquisição do conhecimento prático, bem como relacionar com os conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação. Este estágio foi realizado alguns momentos remotamente e outros presencialmente. A instituição estagiada foi a Escola Municipal Santa Regina, que tampém está trabalhando de forma remota. A turma estagiada foi o maternal II, na etapa de educação infantil.
É por meio do estágio em que podemos colocar tudo em prática o que aprendemos na sala de aula com as disciplinas de estágio e metodologias da educação infantil. O estágio é de extrema importância para a nossa formação como futuros professores, pois a educação infantil se constitui como alicerce para a formação humana. Assim após dois anos de estudos de teorias e várias trocas de conhecimento em sala de aula, abordando diversas concepções de aprendizagem, chega a hora de colocarmos em prática a práxis, ou seja, unir a teoria e a prática, nos estágios supervisionados.
Vale ressaltar que processo de observação foi realizado na modalidade online, por conta do distanciamento social da pandemia do COVID-19, neste sentido, eram observados as interações da professora com seus alunos por meio do grupo do WhatsApp. Durante o processo de observações nos deparamos com situações de extrema importância que nos reforçam a importância da aprendizagem e estímulo da criança desde os seus anos iniciais, fazendo com que nós reflitamos sobre nosso trabalho pedagógico e formação enquanto ser humano.
A organização da escola ocorreu por meio das orientações de documentos que a Secretaria de Educação do Paraná (SEED), orientações e decretos municipais e estaduais, promulgados desde início de março. Percebe-se que a pandemia modificou o cotidiano da escola, com funcionários reduzidos e atividades online. Em relação ao estágio, fui bem recebida pelos funcionários e equipe pedagógica da escola que se colocaram a disposição para que o meu estágio na instituição fosse realizado tranquilamente.
A professora da turma em que realizei o estágio, em virtude da pandemia, teve a necessidade de revisar seu plano de trabalho docente e focar seu trabalho virtualmente com seus alunos, utilizando os pais e/ou responsáveis para mediar a comunicação e interação. O contato com os alunos se deu somente virtualmente, por meio de interações no grupo de WhatsApp, o que torna a situação de se refletir, pois mesmo em um momento de pandemia e distanciamento social, os professores não deixaram de trabalhar e ensinar seus alunos.
A professora buscou ministrar suas aulas fundamentando-se nas teorias de Piaget, Vygotsky, Montessori e Emília Ferreiro, além das orientações dos atuais decretos estaduais e municipais que foram promulgados devido à pandemia e dos documentos da BNCC.
Para as descrições metodológicas, o aporte teórico é fundamental para atingir o objetivo de enriquecer o conhecimento teórico e com isso ser possível relacionar a prática e teoria, que serão tratados no tópico “Estado da Arte”, em que focaremos sobre a inclusão de alunos surdos por meio da tecnologia assistiva.
Para a organização e escrita desta produção conceitual, e necessário dividi-los em seis etapas, em que na primeira etapa faremos a introdução do assunto, na segunda a relação das teorias com a prática, na terceira trataremos sobre o documentário estudado, na quarta etapa o estado da arte, a quinta será voltado para a descrição reflexiva das ações realizadas e do uso do material didático e, por fim, a sexta etapa refere-se às considerações finais.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. TEORIA E PRÁTICA
A observação participativa e a atuação ocorreram em três dias, para fins de organização deste relatório, o relato será dividido em três etapas, que corresponderão respectivamente, os dias 29, 30 e 31 de julho de 2020, por meio do contato online com a professora e no grupo do aplicativo de WhatsApp.
O
...