ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Bianca3013 • 14/6/2018 • Dissertação • 4.574 Palavras (19 Páginas) • 601 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA SEGUNDA GRADUAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
BIANCA PEREIRA FRAGA
170122732
MACAÉ
2017
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA SEGUNDA GRADUAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia Segunda Graduação da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof. (a). Patrícia Mariagemin Ribas
Bianca Pereira Fraga
170122732
MACAÉ
2017
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO 06
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 07
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 09
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 10
2.4 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 12
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS 17
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 18
ANEXO B – Planos de Aula 23
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal Gélio Alves Faria, no Município de Cassimiro de Abreu, Rio de Janeiro/RJ.
Estagio é onde vivenciamos a sala de aula em si, é a oportunidade de refletir sobre quais práticas iremos escolher para futuramente aplicar. Tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas, tão idealizadas teoricamente. Este presente estágio de docência teve como objetivo aprimorar a pratica em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo estudantes, professores, supervisores e campo de estágio.
Educação Infantil esta relacionada com a educação de crianças de 2 a 6 anos de idade, e de acordo com a Lei, a educação infantil deve ser oferecida em creches para crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas para crianças de 4 a 5 anos. Porém ela não é obrigatória, portanto a implantação de centros de educação infantil é facultativa, e de responsabilidade dos municípios. Neste período, as crianças são estimuladas - através de atividades lúdicas e jogos - a exercitar as suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade. Em relação aos primeiros anos do Ensino Fundamental, os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem os componentes curriculares obrigatórios, seu objetivo primordial é a educação básica do cidadão. O Ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende crianças a partir dos 6 anos de idade.
Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola e na turma do Pré I, houve o planejamento de 5 planos de aulas com temas e conteúdos diversos, que envolveram na maioria deles o lúdico. Estas atividades ajudam na construção do conhecimento, podem ser entendidos como situações em que as crianças possam demonstrar seus diferentes tipos de sentimentos, podendo aos poucos aceitar a existência do outro. São as brincadeiras que tende de melhorar convívio entre as crianças, fazendo com que vivam situações de colaboração, trabalho em equipes e respeito.
O relatório subdividisse da seguinte forma: Introdução, que de forma geral apresenta o conteúdo do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a caracterização da instituição; a observação frente aos processos de inclusão, onde relatam quais projetos significantes a escola participa e se hoje esta engajada ou esteve em algum projeto, observação participante da turma, descrição da docência, onde será relatado as aulas ministradas, as considerações finais do trabalho, onde será relatado a conclusão , referências e anexos.
DESENVOLVIMENTO
O estagio foi realizado na Creche Gelio Alves, pertencente a rede municipal de Casimiro de Abreu/ RJ, no período de 02/09/2017 a 01/11/2017 e foi de suma importância para mim, sendo que minha experiência é muito restrita quando se trata de Educação Infantil, principalmente com crianças na faixa etária de zero a seis anos. Neste período estive acompanhando uma sala com 15 alunos, acompanhando todas as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos e todo o andamento de atividades realizadas no Pré I com idade entre 4 e 5 anos, pautando-me no critério da Observação Participante que segundo: Minayo (1994, p.59), requer:
“O contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para obter informações sobre a realidade dos autores sociais em seus próprios contextos, estabelece uma relação face a face com os observados, permite captar uma variedade de situações ou fenômenos que não são obtidos por meio de perguntas; transmitem o que há de mais imponderável e evasivo na vida real".
Ainda segundo Chizzotty (2003, p.90) “a observação participante ou direta é obtida por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para recolher as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e de seus pontos de vista.”.
...