ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Valdeci Rodrigues • 20/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.835 Palavras (12 Páginas) • 325 Visualizações
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
VALDECI RODRIGUES DE SOUZA - 190134282
CAMPINAS
2019
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.
Orientador: Prof.ª Carolina Mateus Ramos
VALDECI RODRIGUES DE SOUZA - 190134282
CAMPINAS
2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 15
2 DESENVOLVIMENTO 15
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 16
2.2 INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA 17
Nota-se que a Inclusão apesar de ser de suma importância para o desenvolvimento dos portadores de necessidades especiais, ainda é desprovida de uma maior atenção, de uma maior aplicação de recursos, apesar da necessidade de haver profissionais com especialidade que o assunto requer, não há um profissional dentro do ambiente escolar que possa atuar nessa área de conhecimento e que possa suprir as privações destes alunos. 17
2.3 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA 17
2.4 PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DE PROFESSORES 17
2.5 DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA 18
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo 20
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao Relatório de Estágio Supervisionado Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na CEI Lídia Bencardini Maselli (Ensino Infantil) e na E.E. Residencial São José (Ensino Fundamental Anos Iniciais).
Pode-se entender como objetivo do estágio supervisionado a vivência do processo de ensino-aprendizagem, onde pode-se obter conhecimento inicial necessário da prática docente, é neste momento que se une teoria e a prática, desenvolvendo habilidades, conhecimentos e experimento a realidade de uma sala de aulas.
Tanto a Educação Infantil quanto os Anos Iniciais do Ensino Fundamental são fases do desenvolvimento humano, nesses períodos são os quais em que a criança aprende a viver em sociedade, com as diferenças, com as inclusões e aprende a respeitar as diferentes formas de pensamentos. A Educação Infantil engloba crianças entre 0 e 06 anos, está organizada a atender educandos de forma parcial (04 horas diárias) ou de forma integral (07 horas diárias), por 200 dias letivos, nessa modalidade a avaliação possui o objetivo de registrar o desenvolvimento da criança. A faixa etária atendida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é a partir dos 06 anos de idade (desde que completados até 31/03 do ano corrente), essa criança entrará no primeiro ano do ensino fundamental, a partir da faixa etária dos sete anos a criança (segundo ano do ensino fundamental) até os 11 anos de idade ( quinto ano do ensino fundamental). Pode-se conceituar através da LDB 9394/96 que a Educação Infantil é uma etapa da educação básica destinada ao processo inicial de socialização das crianças e Anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma etapa onde inicia-se o acesso ao conhecimento e a elementos que possam levá-lo viver em sociedade.
Todos os dias a professora recebe os alunos, começa a atividades com música de chegada, cantam e se cumprimentam. A professora é dedicada tem conhecimento e prática o que ajuda com as atividades, sabe que eles trazem conhecimento prévio, já viram as letras e números no cotidiano. Inicia-se cada aula com um tema novo a ser trabalhado de acordo com objetivo e sequência didática propostos.
DESENVOLVIMENTO
Serão apresentados relatos dos percursos cumpridos no Estágio Supervisionado na CEI Lídia Bencardini Maselli e n E.E. Residencial São José, onde estarão descritos as análises e atividades executadas com o alusivo conceitual pertinente a cada conjuntura orientada.
A CEI Lídia Bencardini Maselli possui todo um mecanismo para o foco do ensino em escola infantil. Nota-se que a docente é envolvida em uma didática reflexiva onde o discente é o sujeito do ensino – aprendizagem. É notável que a professora tem um conhecimento prévio dos assuntos a serem abordados durante as aulas, possui muita prática e experiência ao tratar dos temas e das situações cotidianas do dia -a – dia.
A unidade escolar E.E. Residencial São José é uma escola de amplo aspecto pois, possui desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio. A docente possui uma vasta experiência, e domina com destreza todos os temas e assuntos pertinentes ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, a professora consegue unir a teoria e a prática, prevendo as necessidades e as dificuldades do corpo discente, procurando sanar de forma mais rápida possível
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Estágio Supervisionado na Educação Infantil realizado na CEI Lídia Bencardini Maselli, localizada na Rua Padre Eustáquio, 285 – Jardim Capivari – CEP: 13050 – 802 - Campinas – SP, telefone (19)32230438, e-mail cemei.lidiabencrdini@campinas.sp.gov.br, conta com:
- 12 salas físicas;
- 08 banheiros;
- 01 dispensa;
- 01 almoxarifado;
- 01 cozinha;
- 01 refeitório;
- 01 quadra de esportes não coberta;
- 370 alunos divididos entre os períodos matutino e vespertino;
- 28 monitores;
- 12 professoras;
- 01 agente de apoio;
- 01 coordenadora pedagógica;
- 01 diretor;
- 01 vice-diretor.
O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais realizado na E.E. Residencial São José, localizada na Rua Lúcia Craveiro Bressan, s/nº - Residencial São José – CEP: 13057 – 15 – Campinas – SP, telefone (19) 32669775, e-mail: e924945a@educacao.sp.gov.br, conta com:
...