O Educar para formar cidadãos
Por: monicaks • 3/7/2018 • Trabalho acadêmico • 1.276 Palavras (6 Páginas) • 239 Visualizações
educar para formar cidadãos
Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos do Processo Histórico-Filosófico,Comunicação e Linguagem,Metodologia Científica.
Prof(s). Andressa Aparecida Lopes, Edilaine Vagula,Edinéia de Cássia Santos Pinho, Fabiane Muzardo, José Adir Lins Machado, Mari Clair Moro, Reinaldo Nishikawa, Taíse nashikawa.
Santa Luz
2015
Sumário
- Introdução______________________________________________03
- Desenvolvimento_________________________________________04
- Resumo do texto_________________________________________04
- compreenção do texto_____________________________________05
- Construção e transmissão do conhecimento na antiguidade e o vínculo estabelecido com a felicidade na pólis_____________________________06
- Mudanças ocorridas na educação em função do humanismo renascentista________________________________________________06
- Processo dialético onde influenciamos e somos influenciados________________________________________________06
- Conclusão______________________________________________07
- Referências_____________________________________________08
- Introdução
Este trabalho, tem função de resume e compreender o texto sugerido, expor os ideais com vínculo á construção e transformação do conhecimento na antiguidade e sua região com a felicidade na pólis e demonstrar as mudanças ocorridas na educação construindo a visão de mundo dialético onde influenciamos e somos influenciados.
Tem objetivo de apresentar com clareza, tornando possível a fácil compreenção das ideias expostas e abordar, sobre tudo o processo educativo, desde a antiguidade até os dias de hoje, apresentando a construção e as mudanças da educação durante todo esse processo.
- Desenvolvimento
2.1- Resumo do texto
A educação para formar cidadão
Sabemos que desde a antiguidade os problemas sociais, a cultura, a filosofia estabelecem grande relação na contribuição para o processo educativo na formação do indivíduo e na integração dele no mercado de trabalho esses conceitos trazem conteúdos positivos e negativos para o desenvolvimento da educação.
Na era em que a educação é o principal caminho de uma vida bem sucedida, os problemas éticos e sociais permanecem na contramão tornando o processo educativo cada vez mais distante de uma visão de mundo melhor, já que a educação não depende somente do ambiente formal: a escola.Mas instituições como família e estado no contexto social contribuem significativamente para uma forma educativa melhor do cidadão.
O processo educacional ocorre por vários meios, um deles é este também, um elemento de unificação, porém a educação por meio da cultura não poderá ocorrer se houver interferência na tradição podendo destruí-la, isso pode acontecer se esta não conseguir atender as necessidades do grupo, então ocorre o fenômeno denominado aculturação, que e a dispersão do grupo.
A filosofia participa da formação educacional do indivíduo desde o início como contribuição da Paidéia, palavra que surge no século V, cujo significado era “criação de meninos”, pouco depois com um significado mais amplo na formação grega, o Arete: forma de conhecimento, e é nesse conceito que se resume um grande ideal na forma de educação, sobre tudo nessa época.
Observamos que o homem divide-se pela posição que ocupa na sociedade, uma visão que determina as funções de cada um para gerar produtividade e assim, forma-se o termo denominado trabalho, sendo a educação a principal caminho para o sucesso profissional
2.2 - Compreensão do texto
A educação desde a antiguidade vem se renovando, desde as formas de educar na Grécia, em que era baseada na formação do indivíduo tanto corporal quanto espiritual na Pólis, na educação religiosa e enfatizava a educação elitizada em que a nobreza, e filhos de comerciantes ricos tinham atendimento principal, e na Roma em que priorizava a formação familiar, e a disciplina rígida em que as crianças eram submetidas.
Percebemos que o indivíduo na sociedade deve ser educado para o mercado de trabalho, se tornando ativo e produtivo, contudo, é importante trabalhar também a educação para a vida, construindo o caráter do indivíduo, portanto o processo educativo é a base dos princípios e valor do ser humano na sociedade, é nesse contexto que ocorre a educação para a vida familiar e social, mas não somente para o sucesso profissional.
A contemporaneidade, reflete um grande interesse profissional, esse interesse comum, deve-se principalmente a educação, mas além da renovação desde a antiguidade até os dias de hoje, sabemos que por trás das mudanças vai sempre existir a base da educação antiga.
2.3- A construção e a transmissão do conhecimento na antiguidade e sua relação com vinculo estabelecido com a felicidade na Pólis.
Falando em educação, a Grécia é vista até hoje como um modelo de conhecimento a ser seguido, a forma de educar baseava-se nas divisões de grupos e nas posições sociais, nas classes e nos papeis desempenhados por indivíduos na comunidade que esta inserido, e também na Grécia que surge a história da educação no século V, a filosofia ganha destaque com a colaboração dos sofistas, a Roma também contribui para a constituição do conhecimento, onde a transmissão acontecia principalmente, por a família, sendo que o pai desempenhava o papel central com o auxilio da mãe. O vínculo da educação antiga com o comportamento na Pólis é que a função educativa era formar cada pessoa para sua função social, formando cidadão.
...