O Escravismo Brasileiro
Por: Leticia Silva • 14/6/2018 • Projeto de pesquisa • 295 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1]
Aluna: leticia Silva Batista
Professor: Valdir
Curso: direito.1 matutino
Contextualização do filme Amistad e o texto “ o escravismo brasileiro”
A questão dos quilombos é um elemento importante na história do Brasil e se constituíram em espaços de resistência cultural. Definidos como comunidade remanescente de quilombo, muitas dos descendentes dos antigos quilombolas ainda vivem nas mesmas localidades que residiram seus antepassados e mantém tradições, saberes e fazeres repassados de geração em geração contribuindo para a construção da identidade étnica. No entanto no filme Amistard podemos vê também a história daqueles que um dia ajudou através de muito sofrimento a criar a historia do nosso país.
O filme Amistad nos faz entender um pouco contexto histórico do continente africano bem como entender o processo de escravidão do século XIX, onde seres humanos eram sacrificados apenas por terem a cor da sua pele diferente , apenas por serem negros e isso é muito triste e lamentável, foi a base de muito sofrimento que os negros conseguiram sua liberdade .
Podemos perceber tanto no texto de ( Valdir Almeida) quanto no filme Amistad que , a causa dos negros parece perdida pois a escravidão, na época, era legal. É inadmissível legitimar a escravidão de um povo, muito menos por práticas econômicas que os resumissem a simples e barata mercadoria. No entanto, não deve ser apenas umas palavras de ordem, mas sim um profundo aprendizado, necessário a cultura dos povos de todas as raças.
O negro, tanto quanto o branco, são seres humanos, necessitam ser respeitados como cidadãos livres, inseridos numa sociedade justa, em que todos os direitos sejam respeitados e o leque de leis, presentes na Constituição do país, se faça valer pela vontade do povo, através de uma democracia limpa e leal.
...