O Espaço e Tempo
Por: aripessota • 19/9/2021 • Projeto de pesquisa • 895 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
Diante da proposta de Projeto Integrador, com a temática geral: Construir um estudo comparativo entre a Educação Infantil e a EJA pesquisando e sistematizando a organização do espaço e do tempo para o processo de ensino e aprendizagem, assim concluímos que o tempo e o espaço são estruturantes da cultura escolar desta forma as ações dentro da escola são em espaços esses a sala de aula, recreio, quadra, laboratório, biblioteca, sala dos professores e outros. E tempo é o ano letivo, dia letivo, uma semana, uma aula de 30 minutos, atividade de 40 minutos entre outras.
A dimensão do tempo, assim como a do espaço, não é uma propriedade natural dos indivíduos, mas sim uma ordem a ser aprendido, o tempo escolar é determinado durante o dia a dia de modo particular pelos professores, que trabalham de formas diferentes para arcar seu compromisso com a norma e atingir os tempos da escola, dele e dos alunos. O tempo escolar se faz por diferenças maneiras esses são os aspectos sociais, culturais e econômicos, normas, inspeção, discursos pedagógicos, dos professores e dos pais.
Sendo assim na educação infantil o tempo e o espaço devem ser bem estudados, pois as crianças compõem um maior tempo em suas atividades e são necessários momentos diferenciados, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças.
Organizar o cotidiano das crianças da Educação Infantil pressupõe pensar que o estabelecimento de uma sequência básica de atividades diárias é, antes de mais nada, o resultado da leitura que fazemos do nosso grupo de crianças, a partir, principalmente, de suas necessidades. É importante que o educador observe o que as crianças brincam, como estas brincadeiras se desenvolvem, o que mais gostam de fazer, em que espaços preferem ficar, o que lhes chama mais atenção, em que momentos do dia estão mais tranquilos ou mais agitados. Este conhecimento é fundamental para que a estruturação espaço-temporal tenha significado. Ao lado disto, também é importante considerar o contexto sociocultural no qual se insere e a pro-posta pedagógica da instituição, que deverão lhe dar suporte. (BARBOSA; HORN, 2001, p. 67).
As escolas que acolhem a educação infantil precisam tornar seus espaços em ambientes de socialização e construção de saber. Para Horn (2007, p.61), a organização dessas instituições: traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário, assim percebemos que espaço refere se aos lugares onde as atividades são realizadas, composto por objetos, móveis, materiais didáticos, decoração, brinquedos. Ambiente é o conjunto desse espaço físico e às relações que ali se estabelecem assim o planejamento do mesmo se deve levar em consideração o tamanho do espaço da sala de aula, a área de lazer, a higiene, a iluminação, a segurança, a climatização, espaços para atividades livres, visual físico agradável. .Organizar o espaço escolar é um aspecto importante de toda proposta pedagógica, pois é nesse espaço que a criança irá construir o seu conhecimento. Assim o educador assume um papel de extrema importância na mediação da organização do espaço e em ajudar os alunos no desenvolvimento de suas atividades.
Nesses espaços é da atribuição do educador organizar e planejar atividades para os pequenos e nesse planejamento deve ser incluído a brincadeira, sendo esta uma das atividades mais importantes realizadas nas instituições, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. A criança vivência uma experiência no brinquedo como se ela fosse maior
...