O Estudo Dirigido
Por: JaineViana47 • 25/3/2023 • Trabalho acadêmico • 2.793 Palavras (12 Páginas) • 333 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / CEDERJ / UAB
Centro de Educação e Humanidades FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância.
GUIA DA DISCIPLINA: EAD 08045 - V Seminário de Práticas Educativas Coordenador: profº Dirceu Castilho.
Mediador Pedagógico Presencial: Andreia Gomury. Isabella Araújo e Ivânia Fogel.
Mediador Pedagógico a Distância: Danieli Chagas e Grasiela Leal.
Aluna (o):
Matrícula: Polo:
ESTUDO DIRIGIDO
1ª Questão: Avalie o fragmento de texto abaixo e responda o que se pede a seguir:
“O que esperar de um Memorial acadêmico? Provavelmente, um relato escrito, com experiências, realizações e reflexões suficientemente significativas para tecer uma trajetória composta de estudo, ensino e produção intelectual”.
(RODRIGO, p. 168)
1.1. “... um relato escrito, com experiências...”.
Identifique duas experiências vivenciadas por você durante o Curso de Pedagogia em andamento e que se constituíram em situações significativas de aprendizado na sua Formação Acadêmica.
Iniciei o curso no ano de 2009 e uma experiência que muito me chamou a atenção era os grupos de estudos espalhados pelo local onde fica o Cederj. Por ser uma graduação semipresencial eles resolveram se unir e estudarem juntos para as Ads e Aps. Detalhe: maioria eram moradores de outras cidades,
A segunda experiencia foram as aulas da disciplina Alfabetização. As dinâmicas das aulas, os recursos aprendidos, as tutorias eram atrativas, envolvia todos os alunos, conhecemos vários materiais de apoio para auxiliar num processo de alfabetização
1.2. “...um relato escrito, com (...) realizações...”.
Registre, em dois parágrafos, um dado ou fato significativo em sua formação, que você conseguiu realizar em sua vida profissional e/ou pessoal como decorrência de sua presença no Curso de Pedagogia.
No 5º período fui convidada para uma entrevista de estágio remunerado no IFRJ Campus Paracambi. Estagiei por dois anos na Instituição graças ao curso de Pedagogia do Cederj.
Quando terminei o estágio, fui convidada para efetivar no gabinete da direção do IFRJ. Fiquei como secretaria na direção por 1 ano. Depois fui secretária e apoio do Curso Mulheres Mil, fiquei por mais um ano. Depois fui novamente contratada para ser recepcionista na Coordenação de Turnos do IFRJ, lá fiquei por 1 ano quando passei no Concurso da cidade de Paracambi onde estou até o presente momento, tudo isso por conta do Curso de Pedagogia do Cederj.
1.3. “...um relato escrito, com (...) reflexões...”.
Explique em dois parágrafos, no mínimo, a sua opção pela graduação em Pedagogia, o porquê na modalidade EaD refletindo acerca do impacto dessa opção em sua vida pessoal e profissional.
Em 2005 iniciei o curso de Formação de Professores, foi um curso de 4 anos de estudos. Na época foi o caminho que encontrei de ter uma profissão. Mãe de 3 filhas, num relacionamento abusivo, buscando um caminho para crescer profissionalmente e sair daquela realidade. Perto do término do curso, uma amiga me convidou para fazer o pré vestibular do Cederj.
Fiz o pré vestibular por 7 meses sem saber exatamente que curso faria, no dia da inscrição optei pela Pedagogia para seguir a mesma linha de estudo que eu já vinha traçando. Fiz a prova e fui aprovada em 8º lugar.
Faça pelo menos uma antecipação de realização pretendida após o término do seu Curso de Pedagogia.
Quando iniciei a graduação queria muito ser professora das series iniciais. Gostava muito das disciplinas voltadas para essa area. Hoje pretendo focar nas areas administrativas do curso.
Atuar em cursos de educação profissional na area de serviços e apoio escolar, na pedagogia realizada em espaços não escolares (hospitais e empresas). Atuar no desenvolvimento de material pedagógico para educação infantil e para as outras series do ensino regular.
2ª Questão:
“ ... um memorial assenta-se, inevitavelmente, sobre a lembrança. (...) a simples conservação de conhecimentos passados difere de uma evocação do passado para torná-lo atual, que constitui a lembrança propriamente dita. Sob esta última perspectiva, ao evocar eventos e ideias a consciência não atua de modo passivo porque os repõe e ordena através de representações nas quais intervém a vontade e o interesse: enfim, todo conteúdo psíquico atual age no sentido de transformar em lembranças os dados retidos na memória. Para além da reprodução passiva e espontânea de vivências e realizações, deve-se esperar de um Memorial uma interpretação do passado...”. (RODRIGO, p. 168)
2.1. Explique, segundo a autora, em que situação os acontecimentos passados tornam-se, de forma efetiva, lembranças.
Um acontecimento fica registrado na nossa memória quando mexe com nossas emoções, se torna lembrança quando experimentamos felicidade, tristeza ou medos. Nossa memória é como um dispositivo que precisa ser acessado, trazendo assim os acontecimentos do passado para o presente. Nem sempre nossa mente vai reproduzir nossas lembranças exatamente como elas estão registradas,
...