O Estágio Curricular Obrigatorio Educação Infantil
Por: 015662 • 26/4/2023 • Relatório de pesquisa • 8.387 Palavras (34 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 4
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 6
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 8
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 10
5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 12
6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 14
7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 16
8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 18
9 RELATO DA OBSERVAÇÃO 20
10 PLANOS DE AULA 21
11 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR 29
12 RELATO DA REGÊNCIA 31
13 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 34
CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
REFERÊNCIAS 36
INTRODUÇÃO
O estágio é de suma importância e tem como objetivo investigar, analisar e interagir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional. O momento do estágio deve ser considerado um momento de observação da realidade das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno, ele consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador. Desta forma, o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia. O docente tem como missão assumir em conjunto com os demais profissionais o comprometimento com os assuntos relacionados ao aprendizado em todos os âmbitos das novas tecnologias, a qual se faz presente como necessidade essencial grande importância no desenvolvimento na aprendizagem dos alunos. Outra grande ferramenta para o desenvolvimento de seu aprendizado é através da exposição de histórias e lendas contadas em rodas de conversa, fazendo os ouvintes conhecer o mundo da imaginação, para que seu aprendizado possa ser desenvolvido através de assimilação, desenvolvendo também sua capacidade de criação. As pesquisas, leituras e bate papo entre alunos aguçam o desejo de conhecer mais o mundo dos livros, no qual hoje muitas vezes são deixados de lado como ferramentas de aprendizagem. Com alunos encorajados a buscar conhecimento em pesquisas, leituras e roda de conversa aumenta o grau de competência nos estudos, pois assim eles se tornam cidadãos críticos, no entanto, suas atividades se tornam mais criativas e compromissadas em busca de informações mais profundas, afim de se elevar ainda mais sua necessidade da busca ao conhecimento.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O texto busca compreender o que é o desenvolvimento infantil e em que questões a escola pode atuar para sua melhoria. Tendo como alvo o papel do educador e do ensino, explicado por Vigotski, Leontiev e Elkonin.
Inicialmente se levanta a questão de que a educação para crianças pequenas era vista apenas como uma preparação para o aluno seguir para o ensino fundamental e não tinham objetivos além desse. Logo, os debates acerca de qual seria a função do ensino para crianças pequenas e foi concluído que ela deve ter como objetivo cuidar e educar, excluindo o ensino como foco e colocando as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo.
Para Vigotski, não se pode fazer uso da biologia para fundamentar como funciona o desenvolvimento da criança, já que esse é um tema que não considera as predefinições genéticas e o conceito social e cultural em que a criança está inserida. Elkonin e Lontiev têm concepções similares ao acatarem a idéia de que é preciso considerar, principalmente, a relação da criança com o ambiente em que vive e que a mesma é única para cada situação.
Para Vigotski, o conceito de cultura é toda obra essencialmente humana, tudo que não foi dado pela natureza, “é a totalidade das produções humanas”. Ele declara que durante esse processo de transformação do meio, o homem acaba modificando o próprio comportamento e que o domínio de tal é definido por uma função psicológica superior exclusiva do ser humano. Esse domínio é dado pela significação, e o signo central é a linguagem, se tornando muito importante no processo de desenvolvimento psicológico. A significação é uma propriedade primariamente social que depois é deslocada para o interior do indivíduo, essa é a lei genética geral do desenvolvimento cultural, que o qualifica como uma ação organizada. Vigotski e Leontiev acatam que as habilidades exclusivamente humanas são obtidas pela criança após a introdução da linguagem e apropriação cultural, não sendo passadas biologicamente.
A apropriação cultural ocorre com a mediação de um outro indivíduo, sendo definida por Leontiev como educar. Logo, o ensino, como agente educador, não pode respaldar na maturação espontânea da criança ou na hereditariedade das funções psíquicas superiores, e sim, à exposição da criança ás condições e signos para que elas se formem. Sem estar necessariamente paralela ás etapas de desenvolvimento, a aprendizagem deve agir na zona de desenvolvimento pessoal, no que ainda não está totalmente desenvolvido, estando à frente e estimulando o desenvolvimento.
...