O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil
Por: Giuliana Maria • 24/3/2020 • Relatório de pesquisa • 2.175 Palavras (9 Páginas) • 179 Visualizações
Relatório crítico-reflexivo da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil - Curso de Pedagogia (LICENCIATURA) - EaD
Curso: Pedagogia
Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual – EaD
Nome: Brenda Georgina da Silva Cunha
RGM: 18597050
Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil
Ano/semestre de realização do estágio: 2018 / 3º semestre
1.Caracterização da Escola
O estágio foi realizado no Centro Educacional Infantil Santa Mônica, localizado na Rua Sebastião Lopes de Araújo, nº173, Vila Geny na Cidade de Lorena no interior de São Paulo. Trata-se de um Centro Educacional de origem Privada que está vinculado a Secretaria da Educação de Lorena - SP.
O Centro Educacional Infantil Santa Mônica, dispõe de um espaço bem amplo e aconchegante para acomodar seus educandos, educadores e funcionários. A escola é composta por uma cozinha com refeitório onde as crianças se alimentam, três salas onde acomodam-se o Berçário, o Maternal e o Infantil I; Uma sala grande com espaço para computadores onde as crianças tem aula de informática uma vez na semana, espaço para vídeo com uma TV, tapete grande e almofadas, além de um cantinho com livros e brinquedos. O espaço ainda conta com uma mesa receptiva para atender os pais e um banheiro. Há ainda um grande espaço gramado com jardim e parquinho com gangorra, escorregador e balanços e também há um banheiro nessa área externa para uso dos alunos. Todo esse espaço fica no térreo. No andar superior, há duas salas, uma ocupada pela turma do Infantil II e a outra pela secretária responsável.
Todos os ambientes da escola são muito bem arejados e iluminados, com janelas grandes e ventiladores. Cada pedacinho da escola é muito bem organizado e limpo, tornando assim o ambiente muito mais aconchegante para todos.
2. Introdução
O estagio curricular supervisionado foi realizado no CEI Santa Mônica na sala da Professora Gláucia do Infantil II, com crianças de 5 a 6 anos, com cumprimento de 100 horas no total. Diariamente foram realizadas entre duas horas e meia e três horas de estágio. As atividades que realizei foram em sua maioria de observação em sala de aula, mas também tive a oportunidade de auxiliar as crianças em diversas atividades dentro de sala, como iniciação a alfabetização e a numeração e também fora da sala em brincadeiras e na “Hora do lanche” onde os auxiliava a abrirem seus lanches e a lavar frutas por exemplo. Além dessas atividades também existiram os momentos em que pude ficar sozinha com a sala e realizei leituras a pedido da professora.
O CEI Santa Mônica tem excelência em organização. Todas as atividades pedagógicas são muito bem planejadas executadas de maneira que seus alunos absorvam o máximo possível de conhecimento; Todos os profissionais da escola se dedicam com amor a suas tarefas para alcançarem seus objetivos.
Foi uma experiência mais do que enriquecedora pra mim a realização desse estágio. Apesar de eu ter acompanhado apenas uma sala, desde o começo fui muito bem acolhida por todos, tanto pelos alunos e funcionários como pelas professoras que sempre estavam dispostas a me ensinar algo e a esclarecer minhas dúvidas quando necessário. Foi um período de muito aprendizado onde pude ver de perto e acompanhar tudo o que eu conhecia apenas na teoria. Pude sentir e viver a responsabilidade que é ser um Educador Infantil, a responsabilidade que é estar a frente de uma sala de aula sendo autoridade para as crianças e entendendo que o papel do educador ali, é mostrar o caminho para que elas se desenvolvam.
3. Perfil da Professora
Durante essas cem horas realizadas de estágio, acompanhei as atividades da turminha do Infantil II com a Professora Gláucia formada em pedagogia, que também é a Coordenadora Pedagógica da escola que a todo tempo mostrou-se uma profissional extremamente dedicada a escola e a seus alunos. Sempre atenta ao comportamento de todos, consegue perceber nas entrelinhas o que está se passando com cada um e intervir da melhor maneira junto a escola e a família do aluno. O tratamento dela para com seus educandos é sempre de muita doação, amor e carinho, fazendo com que todos se sintam protegidos, acolhidos e seguros dentro do ambiente escolar. Além disso, a Professora Gláucia sempre agiu com muita sensibilidade onde os alunos apresentavam alguma dificuldade. Administrou com maestria situações que exigiam uma dose maior de compreensão e paciência. A todo tempo ficou claro que a professora tem uma didática excelente e que dominava todos os conteúdos que tinha a missão de transmitir aos pequenos, além disso, ouvia sempre com muita atenção os questionamentos e duvidas das crianças, a preocupação com a aprendizagem de seus alunos foi notável. Constantemente criava situações propícias e necessárias para que todos aprendessem e absorvessem o máximo possível de conhecimento. E sendo assim preocupada com seus alunos, também sempre foi firme e coerente em suas decisões e tamanha coerência gera uma relação plena e de respeito dela para com seus alunos, e deles para com ela.
4. Prática Pedagógica dos Professores
A Prática Pedagógica da professora pôde ser observada durante todo o período de estágio. Todas as aulas eram muito bem preparadas didaticamente; Era perceptível que havia um planejamento antes, tanto de teoria quanto de materiais quando necessário, o que deixava a aula mais dinâmica sempre. Os objetivos das aulas foram sempre claros de maneira que as estratégias utilizadas pela professora sempre conseguiam extrair as habilidades e competências desejadas. Além disso, a interação da professora com as crianças era notável de maneira que a professora sempre estava atenta ao modo como as crianças estavam raciocinando ao conteúdo e conseguisse fazer alguma mudança em suas estratégias quando necessário e assim conseguisse alcançar a todos os alunos.
5. Focos de observação
5.1 Iniciação à Alfabetização e ao Letramento
Antes de tudo, é preciso esclarecer que Alfabetização e Letramento embora aconteçam de maneira interdependente e indissociável não possuem o mesmo conceito.
Segundo a autora Magda Soares (2001), “Não basta aprender a ler e a escrever. As pessoas se alfabetizam, aprendem a ler e a escrever, mas não necessariamente a prática da leitura e da escrita.”, é possível compreender assim que a criança sem letramento se alfabetiza, mas só torna-se letrado quando faz uso social da escrita, ou seja, quando começa a escrever, ler livros e revistas e consegue interpretar.
...