O Estágio Educação Infantil
Por: 273581 • 8/11/2021 • Trabalho acadêmico • 4.075 Palavras (17 Páginas) • 424 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS 7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC 11
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 13
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 15
6 PLANOS DE AULA 17
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
O presente relatório consiste em relatar as vivências em sala de aula durante o estágio além de fornecer elementos necessários para a formação do educador. Com a realização do estágio o futuro docente tem a possibilidade de colocar em prática tudo que foi aprendido na teoria bem como analisar quais práticas iremos adotar para desenvolver um trabalho de excelência.
Esse momento é único na vida dos futuros pedagogos, pois apenas dessa forma podemos está envolvidos no ambiente escolar, entendendo as dificuldades, tensões e os prazeres que esse profissional pode vivenciar.
O estágio também possibilita ao docente analisar suas práticas pedagógicas fazendo com que o mesmo se desenvolva cada vez mais, tornando – se responsável e ciente dos desafios da prática pedagógica.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Segundo Vygotsky o desenvolvimento humano ocorre a partir das relações sociais, da história e da cultura na qual esse sujeito está inserido, ocorrendo de fora para dentro e é isso que vai determinar avanços ou retrocessos no desenvolvimento dessa criança.
Quando chegam à escola esperam encontrar atividades que lhes digam respeito, ou seja, que estejam próximas do seu tempo e da sua necessidade de aprendizagem. Os fatores sociais e familiares também influenciam e colaboram para a agitação de um número elevado de alunos e a escola tem a função social de promover nelas a autoestima e o desenvolvimento de suas potencialidades. Vygotsky (1994, p. 102)
No primeiro momento os pais são os responsáveis por proporcionar o desenvolvimento dessa criança. A partir do momento em que esse indivíduo passa a freqüentar a escola esse papel também passa a ser desenvolvido pelo professor, onde o mesmo será o responsável por oferecer ferramentas necessárias para que a criança tenha conhecimento de mundo.
Logo, Vygotsky (1995) compreende o desenvolvimento infantil como:
(...) um processo dialético que se distingue por uma complicada periodicidade, a desproporção no desenvolvimento das diversas funções, as metamorfoses ou transformações qualitativas de umas formas em outras, o entrelaçamento complexo de processos evolutivos e involutivos, o complexo cruzamento de fatores externos e internos, um complexo processo de superação de dificuldades e de adaptação (p.141).
Para Leontiev o homem planeja suas ações de forma intencional fator que nos difere dos animais. Ele ainda firma que é preciso saber o lugar que a criança ocupa nas relações sociais, conhecer a cultura, a história, o momento que esta criança está vivendo, pois desse modo é possível saber como está o desenvolvimento desse indivíduo.
Nesse contexto o educador infantil precisa desenvolver um trabalho que vise à intencionalidade da criança na forma como ela vê o mundo.
De acordo com Elkonin as brincadeiras e jogos devem está inseridos em todos os processos de aprendizagem, pois eles servem de instrumentos de preparação da criança para a vida adulta.
E isso acontece através de elementos lúdicos como, por exemplo, as imitações. A criança irá reproduzir o que entendeu da vida adulta.
Elkonin busca identificar o papel essencial das brincadeiras e jogos. Quando a criança assume um papel dentro do jogo ela busca cumprir essa função através da imitação de um adulto ou fugindo de um monstro feroz. Sendo assim, a criança precisa se esforçar para alcançar os objetivos.
Com o jogo protagonizado, começa também um novo período no desenvolvimento da criança, o qual pode ser justificadamente denominado de período dos jogos protagonizados e recebeu na moderna psicologia infantil e na pedagogia o nome de período de desenvolvimento pré-escolar. (ELKONIN, 1998, p.80).
As brincadeiras para Elkonin têm por foco o ser humano, pois ele é o centro do brincar e na capacidade da criança executar a troca de papéis para realizar a brincadeira e aprender sobre o mundo e a cultura na qual ela está inserida.
Tanto Elkonin como Leontiev e Vygotsky compartilham da idéia de que os atributos unicamente humanos são agarinhados pela criança a partir do momento em que ela adquire apropriação cultural e quando passa a ter conhecimento dos signos.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O projeto político pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações e projetos que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenação escolar, alunos e familiares.
O PPP é um documento burocrático, porém também é caracterizado como democrático, uma vez que, determina a identidade da escola e aponta caminhos para desenvolver um ensino de qualidade.
Segundo Ferreira (2009,p.1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”.
O documento em questão deve ser elaborado de acordo com a realidade da escola e para isso conta com o apoio da comunidade escolar (pais e colaboradores). A sua elaboração visa promover o desenvolvimento da escola tendo como objetivo oferecer uma educação conveniente e de qualidade.
...