TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Docência em Ciências

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

[pic 3]



INTRODUÇÃO:
O estágio de docência em ciências, referente a disciplina de ESTAGIO I CIENCIAS Código: 09489 foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Agnella do Nascimento que fica na rua Marechal Deodoro, nº 249 no bairro Cidade Nova, cidade de Rio Grande – RS. A escola atende alunos do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano nos turnos manhã e tarde, e também a Educação de Jovens e Adultos –EJA no turno da noite.
Devido à falta de tempo, a observação foi feita em duplas, apenas um dia 10/06/2016 e em uma única turma, no caso o 6º ano A., contudo, foi de grande significado no sentido de aproximação da realidade escolar e reflexão sobre a teoria trabalhada anteriormente em nossas aulas e a grande responsabilidade que é ser professor, reflexão essa que acredito ser essencial, para Silva, 2007, p. 35. “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado. ”


DESENVOLVIMENTO DA OBSERVAÇÃO:
Ao ligar para agendar a visita na escola já fui surpreendida, enquanto conversava com a coordenadora ela me sugeriu que observasse o 6º ano A. porque era uma turma “boa”, fiquei sem reação por alguns segundos, mas acabei concordando para evitar qualquer mal-estar. Confesso que depois disso fiquei receosa, mas ao chegar na escola fui imensamente bem recebida, todos foram muito solícitos e atenciosos tanto comigo, quanto com minha colega Caroline, que me acompanhou nesta observação.
A escola possui um ambiente calmo e acolhedor, devido à falta de tempo, não fizemos um passeio completo por todas as dependências, mas pude observar que a escola possui
secretaria, sala de diretoria, sala de professores organizada e com diversos murais, banheiros limpos e segundo a coordenadora também possui laboratório de informática, biblioteca, cozinha/refeitório, pracinha, sete salas de aula e pátio.
Mesmo tendo uma estrutura boa o suficiente para comportar seus 280 alunos (distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite) ainda assim, trata-se de uma escola extremamente humilde.
As turmas eram bem sinalizadas quanto a sua identificação, aguardei do lado de fora da sala enquanto os alunos voltavam do recreio e já esperava que eles estivessem bastante agitados. A sala era limpa e relativamente organizada, com vários cartazes mostrando seus trabalhos, quadro negro e armários. Me surpreendi, pois eles não demoraram muito para se acalmar e desde o primeiro momento se mostraram curiosos com nossa presença.
Particularmente me senti acolhida pela turma, todos foram educados, respeitosos e mostravam maturidade. A turma, assim como eu durante meu ensino fundamental, sentava em duplas, segundo a professora esse foi uma medida tomada após um conselho de classe onde foi feito um acordo: eles sentariam em duplas se mantivessem uma conversa razoável entre eles. Fiquei me questionando como eu me comportava quando estava no lugar deles e se tinha tamanha maturidade.
A aula da professora Liziane foi bastante interativa, houve a análise de algumas sacolas quanto as suas composições biodegradáveis ou não e uma discussão sobre o assunto, a aula me chamou atenção por ter um caráter de continuidade, ou seja, parecia fruto de discussões e atividades feitas anteriormente.
Durante a análise todos contribuíram, mas com o fim da atividade se aproximando a turma foi ficando agitada, o que fez com que a professora tivesse que relembrar o acordo e pedir silencio para que a aula pudesse continuar.
O restante da aula foi focado na entrega de provas e trabalhos e na correção coletiva dos mesmos. Fiquei muito tocada com a atitude da professora de parabenizar a todos, independentemente de suas notas. Durante vários momentos ela frisou que estava muito feliz com os trabalhos e que passar não era o mais importante.
A turma participou em todos os momentos da correção, o que me deixou bastante surpresa.
A professora avisou que os próximos trabalhos deveriam possuir uma estrutura melhor, justificando que essa organização seria usada nos próximos anos da escola e depois na faculdade. Nesse momento, pensei que ela poderia ter orientado melhor a turma, podendo inclusive construir um trabalho com eles, explicando cada passo e o porquê dessa organização, fazendo com que os alunos vejam sentido no que estão fazendo e não apenas reproduzindo normas da ABNT.
Também sobre os próximos trabalhos, ela os orientou sobre recolher e separar os lixos de suas casas e os lembrou de postar fotos em um grupo do facebook da turma. Achei muito interessante, confesso que tenho um apresso por professores que usam a tecnologia a favor de suas aulas, fazendo frente a uma nova realidade e não a negando.
A professora parecia ter um bom nível de organização e planejamento, tanto que pelo que pude avaliar esse momento de correção junto aos alunos fazia parte de seu cronograma. Conversando com ela descobri que a escola se organiza de forma trimestral e que na turma, metade da nota é referente a trabalhos e a outra metade referente a uma prova.
Ao final da aula a professora pediu para os alunos organizarem a sala e eles assim fizeram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (214.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com