O Guia Prático da Alfabetização
Por: espiacce • 20/3/2019 • Seminário • 868 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
Guia Prático da Alfabetização
Capítulo 6: Alfabetização a partir da palavra contextualizada
A importância do contexto;
Uma palavra pode ser o ponto de partida para a alfabetização, se o alfabetizador levar em conta o contexto que é essencial para a compreensão e significado das palavras entre si.
Contextualizar consiste na ação de inserir uma situação, um acontecimento ou um discurso que tenha algum sentido em conjunto com o ambiente ou tema em questão.
Na área da Linguística, contextualizar refere-se ao fato de desenvolver um texto que possua uma determinada palavra ou expressão devidamente explicada, para facilitar a compreensão geral do texto produzido.
Muitas vezes usamos palavras que tem diversos significados e a contextualização dela é essencial para que possamos compreender a escrita ou a linguística.
Decroly defendia a eliminação e demarcação entre várias disciplinas escolares, para ele em vez de apresentar os conteúdos em aulas separadas de matemática, ciências, estudos sociais, etc., o professor deveria explorar um determinado assunto sob seus diferentes ângulos encontrando e mostrando as ligações entre as diversas áreas do conhecimento.
O interesse desse tipo de abordagem é tornar o estudo mais adequado ás características psicológicas da criança, que percebe o objeto do conhecimento como um todo. A criança não consegue analisar o todo para formar ideia do conjunto mas sim aprender a totalidade, de forma global.
Segundo Decroly, inspirado numa das necessidade do ser humano o tema” A alimentação”, permite explorar várias áreas do currículo, se os alunos aprenderem a forma pela qual os alimentos são produzidos, comercializados, preparados e consumidos. Isso acaba envolvendo conteúdos de disciplinas como ciências, estudos sociais, aritmética, e linguagem. Tudo o que envolve o tema alimentação está no nosso dia-dia, e isso desenvolve a linguagem e o cognitivo.
Reconhecimento das palavras em novos contextos
Uma palavra aprendida integralmente é para o aluno uma linha ou um sinal de que ele necessita aprender a diferenciar outras formas gráficas.
Usamos e falamos como exemplo a manga:
Eu adoro comer manga.
A manga da camisa está muito grande.
Coloco bastante chantilly na manga para confeitar.
A manga que faz parte do eixo, vai dentro da caixa de graxa e recebe todo o peso do veículo.
Esses são apenas alguns exemplos que podem contextualizar a palavra manga, e assim existem uma infinidade de palavras que em sua contextualização tem vários significados.
Analise das palavras, formação e criação de textos;
Já na etapa em que o aluno procura palavras que apresentem semelhanças sonoras e gráficas entre si, eles passam a entender que nem na escrita alfabética um reduzido número de letras representa os sons da língua oral.
A partir do momento que o aluno conhece letras e silabas ele passa a formar palavras e novas frases, o que o professor precisa fazer é estimular isso com exercícios práticos e estimuladores. As palavras novas aprendidas precisam ser contextualizadas, e a criação de novos textos espontâneos, vivos, interessantes, será certamente alcançada se os passos sugeridos forem seguidos.
Uma palavra sobre o ensino de ortografia;
O ensino da ortografia também é muito importante. Nos programas oficiais e no discurso pedagógico corrente, ganham mais importância a interpretação e a produção de textos. Já na prática a ortografia continua sendo extremamente valorizada, tanto que um texto interessante, mas com erros ortográficos, recebe o mesmo tratamento desdenhoso que um cidadão de bem que fala “pobrema”.
O ensino da ortografia não se faz separadamente do ensino da leitura e da escrita, tem permanecido extremamente rotineiro e pouco eficaz. O professor deve conhecer um pouco da estrutura gramatical e da história do português, para dar explicações corretas aos alunos a respeito das normas e regras ortográficas.
...