O Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe
Por: aizelic • 29/5/2022 • Trabalho acadêmico • 608 Palavras (3 Páginas) • 74 Visualizações
Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe[pic 1]
IPAESE
GINCANA AVALIATIVA MULTIDICIPLINAR
Eixo Temático: Tecnologia e Sociedade
Tema: ELEIÇÃO
JUSTIFICATIVA:
A cada quatro anos, a democracia nos dá o direito de selecionar representantes para conduzir o nosso país. A escolha dos candidatos, dessa forma, deve ser prudente e com extrema responsabilidade. É através dessa perspectiva que o Ipaese desenvolveu a gincana avaliativa com o tema “eleições”, sendo assim, o Ipaese trás uma proposta de trocar a antiga forma de inserir conteúdos por blocos substituindo estes por projetos de trabalho. Desta forma há uma perspectiva do conhecimento globalizado e relacional. Portanto a função do projeto de trabalho é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) O tratamento da informação; 2) A relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio.
OBJETIVOS
Desenvolver a formação prática da cidadania;
Reconhecer diferentes contextos da politica brasileira;
Compreender que a escola é um espaço cultural e critico;
Promover experiências no contexto sociocultural;
Entender mecanismos e estratégias do processo politico de eleição.
COMPETÊNCIA 2: Pensamento cientifico, critico e criativo
ÁREAS DE CONHECIMENTO:
Matemática
Ciências humanas
Libras
Linguagem
ETAPAS DE EDUCAÇÃO:
Fundamental Anos Finais e Ens Médio
Período: 60 dias
Habilidades:
Metodologia:
As atividades da gincana avaliativa se configurará na simulação de um processo eleitoral, onde as turmas do 6º e 7º apresentara 1 candidato para disputar o cargo de deputado ( 1 candidato para cada turma) , as turmas do 8º e 9º apresentara 1 candidato para disputar o cargo de Senado (1 candidato para cada turma), o \Ensino Medio apresentara 1 candidato para disputar o cargo de presidente da republica ( 1 candidato para cada turma).
Cada turma será um partido politico, criado pelos alunos.
Com ajuda dos professores os alunos devem elaborar o material de campanha e debate, criar panilha de custos e gastos.
Ficará á cargo da coordenação pedagógica, agendar os dias para campanha de cada candidato, onde este terá no maximo 3 min em cada sala de aula, para lançar sua proposta, cada candidato terá 2 dias.
A coordenação pedagógica também organizara o dia do debate.
O partido de cada sala poderá usar de meios tecnológicos, tais quais: vídeos; santinhos, cartazes, plataforma politica e qualquer outro que seja legalmente usado nas reais eleições, para promover seu candidato.
...