TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo e Matemática

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA POLO TURMA BRASIL

BELO HORIZONTE  - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PENSAMENTO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

OS Jogos de alfabetização

ÉRICA IRENE DEALESSANDRI

JÉSSICA DA SILVA RODRIGUES

LUIZ AUGUSTO DE SOUZA

LUIZ AUGUSTO DE SOUZA AZEVEDO

SUÉLEN LUZ BRAGA

WALQUIRIA DE SOUZA SUETH

BELO HORIZONTE/ MG 05 de JUNHO – 2015

        

INTRODUÇÃO

No dia a dia do professor em sala de aula, é preciso buscar novas formas de tornar o ensino estimulante e eficaz. Diante disso, é necessário criar situações de ensino-aprendizagem possibilitando um trabalho com dimensões lúdicas dentro e fora da sala de aula.

Quando a criança é motivada pelo prazer, ela se envolve mais facilmente nas atividades e, consequentemente, fica à disposição para aprender. É preciso aplicar estratégicas de forma lúdica, seja através das brincadeiras, do ritmo de uma música, dos jogos, das rimas ou do envolvimento da turma nas elaborações de atividades.

Os jogos precisam estar no planejamento do professor e ele deve motivar seus alunos na criação de novos jogos. As atividades lúdicas auxiliam na alfabetização e no letramento, mas precisam chegar aos alunos com planejamento e estratégias. Não é simplesmente dar o jogo e deixa os alunos jogarem do “jeito” deles. Os objetivos pedagógicos devem nortear o uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização: brincar por brincar pode ser divertido, mas não necessariamente contribui para o processo de ensino-aprendizagem.

O professor precisa estar atento às perguntas e soluções que os alunos propõem e o momento da atividade lúdica é um espaço de grande aproveitamento para isso. Dessa forma, o professor visualiza melhor as estratégias e os progressos que cada aluno está fazendo. É necessário interagir com os alunos, direcionando-os para a aprendizagem. Negociando com eles as regras e a familiarização do jogo.

Cada criança possui um grande potencial para aprender, o que as levam a internalizar o a aprendizagem aproveitando assim as oportunidades que lhes são oferecidas. Dessa forma elas constroem sua aprendizagem, criando e recriando. Faz-se necessário que os professores, além de ter o conhecimento, comprometimento, experiência e identificação com a tarefa de alfabetizar, alarguem, continuamente, seus conhecimentos de modo global.

O objetivo do jogo é definido pelo educador através de sua proposta de desencadeamento da atividade de jogo, que pode ser o de construir um novo conceito ou aplicar um conceito já desenvolvido. Cabe ao professor, determinar o objetivo de sua ação através da escolha e determinação do momento apropriado para a realização do jogo.

Durante o processo de alfabetização, os jogos são agentes fundamentais, onde por intermédio do lúdico se desperta no discente saberes acerca da lógica do funcionamento da escrita, intercalando aprendizagens já realizadas com novos conhecimentos. No entanto é necessário a mediação do docente, criando situações nas quais os discentes possam sistematizar aprendizagens. Neste sentido, é interessante que o docente conheça jogos aplicáveis no contexto da alfabetização, de forma que possa escolher jogos que melhor se adéquem ao nível e interesse dos seus educandos.

DESENVOLVIMENTO

        

"Mesmo após a valorização que a educação infantil alcançou nos últimos anos, a sociedade em geral ainda propaga a ideia de que as crianças só estão ali para “brincar”, se distrair. O reconhecimento desta etapa da educação como fundamental para o desenvolvimento integral do indivíduo é um processo longo, e no que se refere ao desenvolvimento dos aspectos emocional, cognitivo e afetivo da criança, o brincar tem um enorme papel.

Antes de tudo, devemos ficar atentos e separar o “brincar por brincar” e o brincar utilizado nas salas de aula, que cada vez mais se torna um aliado eficaz dos educadores infantis. A brincadeira, os jogos lúdicos utilizados em sala de aula são ferramentas previamente escolhidas pelo professor seguindo critérios e especificidades, e diferentes jogos auxiliam a desenvolver diferentes capacidades das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com