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O LÚDICO COMO ELEMENTO DETERMINANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/9/2015  •  Monografia  •  9.355 Palavras (38 Páginas)  •  536 Visualizações

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1 INTRODUÇÃO

As crianças muitas vezes buscam no imaginário, formas de vivenciarem experiências através das brincadeiras e jogos, enriquecendo assim suas existências com os demais no mundo que a cerca.

As brincadeiras e jogos infantis possuem características próprias no processo de evolução, ou seja, conforme a fase do desenvolvimento da criança, bem como suas vivências com o meio.

No campo da educação infantil a brincadeira adquire sua importância, pois as crianças passam a aprender vários conceitos ensinados pelo professor, o qual por meio de jogos e brincadeiras lúdicas e do uso do concreto e o abstrato transmitem conhecimentos.

Dessa forma, quando a criança brinca com os jogos, acaba relacionando seus conhecimentos e ao que está visualizando, assim ela vai construindo seu conhecimento.

Em geral, o lúdico, ou seja, as brincadeiras, jogos e brinquedos na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento das crianças, haja vista serem atividades primarias, as quais produzem benefícios nos aspectos: físico, intelectual e social.

A brincadeira proporciona á criança á oportunidade de compartilhar com os outros, suas emoções e seus limites, propondo até mesmo novos desafios. O jogo e a brincadeira possibilitam o desenvolvimento de capacidades importantes para a vida social infantil.

Também é inegável que através do lúdico há uma maior contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem, do gosto pelas brincadeiras e pelos jogos, para a criatividade, a socialização e, por fim, o aperfeiçoamento de habilidades.

Justifica-se o tema, em razão do valor que o lúdico tem durante os processos de ensino. Isto significa, na perspectiva das crianças, vivenciar a sala de aula como algo espontâneo, inovador, visto que permite à criança fantasiar, sonhar e realizar desejos.

Percebe-se que uma das maiores problemáticas hoje é extrair o lúdico do universo infantil. As crianças, devido ao amadurecimento precoce, redução violenta do espaço físico nas escolas, horas a fio á frente a televisão, excesso de horas brincando com jogos eletrônicos violentos em brincados e em redes sociais, estão brincando cada vez menos, uma vez que as poucas interações sociais e a liberdade de agir ficam determinadas pelo próprio brinquedo.

Como metodologia foram elaboradas pesquisas em livros, revistas, jornais, sites eletrônicos, desde que possam colaborar para o enriquecimento e finalização do tema ora proposto.

2 O LÚDICO DENTRO DO CONTEXTO HISTÓRICO

A palavra lúdico possui sua origem na expressão latina “ludus” cujo significado é brincar.

Essa atividade desenvolvida desde a infância é destacada em várias concepções teóricas por autores como Piaget (1975) e Vygotsky (1998), que segundo suas maneiras de pensar, mostram a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e aquisição de conhecimentos.

O lúdico é a brincadeira, é o jogo, é a diversão para que o aprendizado de qualquer que seja o currículo escolar se torne mais atrativo e divertido. A manifestação humana através das brincadeiras sempre esteve presente na história da humanidade, permanecendo até os dias atuais. (KISHIMOTO, 2001).

Em cada período, conforme a cultura e pensamentos de cada povo, sempre foi algo natural, vivenciado por todos e também utilizado como elemento de caráter educativo para o desenvolvimento do indivíduo.

Na pré-histórica, informa Huizinga (2000) estudos sobre o homem primitivo, fundamentado em exames de pinturas e desenhos encontrados nas paredes das cavernas ou por meio de artefatos que usavam para fabricar ferramentas, armas e utensílios, confirmam que o homem primitivo já brincava, pois registros de brinquedos infantis provenientes de várias culturas que remontam a esse período histórico foram encontrados.

Segundo Huizinga (2000, p. 07): “Nas sociedades primitivas as atividades que buscavam satisfazer as necessidades vitais, as atividades de sobrevivência, como a caça, assumiam muitas vezes a forma lúdica”.

Os brinquedos desta época foram reflexos de instrumento de trabalho do homem ao longo de sua historia, pois nesse período os ossos eram modificados para darem forma ao novo brinquedo usado pelas crianças.

Os atos religiosos na sociedade primitiva, não se distinguiam dos jogos, uma vez que nesse período estas sociedades celebravam seus ritos sagrados, sacrifícios, consagrações e mistérios, destinados a assegurar a tranquilidade do mundo, dentro de um espírito de jogo. (HUIZINGA, 2000, p. 07).

2.1 A ANTIGUIDADE – EGITO, GRÉCIA E ROMA

Segundo ensina Huizinga (2000), a antiguidade é conhecida como aquele período histórico, onde surgiram, no oriente, as primeiras civilizações, compreendendo um período que vai até o ano de 476 da nossa era.

Para o autor citado acima, o Egito, cuja sociedade era intensamente marcada pela religião, os jogos eram valorizados, assim como o esporte e o divertimento.

A caça, a pesca era desempenhada pelos jovens nobres que, ao praticar tais ações, conquistavam o prazer do lúdico quando efetuavam estas tarefas ou durante o seu processo.

Enquanto a luta e a natação eram os esportes preferidos da população, tendo em vista que, a participação e a formação de equipes para competir eram indispensáveis, todavia, o jogo mais apreciado pelos egípcios eram parecidos ao xadrez e as damas. Já com relação às crianças seus jogos e suas brincadeiras prediletas eram com bolas de couro e bonecas.

2.1.1 Sociedade Greco-Romana

No que tange à civilização greco-romana, explica Huizinga (2000), sua civilização surgiu da composição de vários povos, sendo que nesta sociedade, o lazer era uma atividade essencial, na qual os homens se dedicavam às artes, exercícios físicos, filosofia, letras, atividades políticas e militares, sempre marcada pela divisão social decorrente dos aristocratas e dos poucos escravos existentes.

Esta civilização deixou valiosos tesouros para a humanidade: a história, a filosofia, a música, o teatro, a pintura e o esporte.

O esporte na Grécia era realizado em homenagem aos deuses, sendo que dele originou-se os jogos olímpicos como são conhecidos hoje.

Já em Roma o esporte geralmente

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