O LÚDICO O PRAZER DE APRENDER
Por: CHSF • 8/9/2021 • Seminário • 962 Palavras (4 Páginas) • 346 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
ENSINO FUNDAMENTAL
POSTAGEM 3
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica – Supervisão Escolar e Orientação Educacional.
o lúdico
o prazer de aprender
Tema: Como ensinar de forma prazerosa
Título: O Lúdico
Situação-problema: Sanar através da ludicidade as dificuldades de aprendizagens e tornar a aprendizagem prazerosa e motivadora.
Justificativa: A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social. O ensino absorvido de maneira lúdica passa a adquirir um aspecto significativo e afetivo no curso do desenvolvimento da inteligência da criança, já que ela se modifica de ato puramente transmissor a ato transformador (CARVALHO, 2003, p. 28).
Embasamento Teórico:
Este trabalho tem por finalidade estudar e entender a Orientação Educacional dentro da perspectiva e da importância de se ensinar através do lúdico nas series iniciais do ensino fundamental, o estudo baseia-se em um levantamento bibliográfico com alguns autores renomados que tratam do devido tema. Ressaltando assim que as relações entre desenvolvimento e aprendizagem, resgatam a importância e o diferencial que a utilização dos jogos e brincadeiras fazem na formação da inteligência da criança, visto que nas atividades que envolvem jogos e brincadeiras as crianças conseguem se socializar e interagir com os colegas de classe, propiciando um aprendizado mais significativo.
Nesse contexto o educador tem papel fundamental em articular e colocar em prática essa metodologia em sala de aula, orientando, mediando e colocando desafios às crianças. Enquanto os alunos brincam, eles se desenvolvem e se socializam, descobrindo que a escola pode ser um lugar agradável em se estar, o seu verdadeiro lugar na sociedade, e sua importância como ser humano, e que é através da educação que as suas potencialidades se concebem. Os jogos e as brincadeiras favorecem e ampliam também as possibilidades da aprendizagem da leitura e da escrita.
É brincando que a criança consegue desenvolver sua linguagem, ao interagir com a outra criança, assim ela passa a entender o meio em que vive e as diversidades culturais e sociais que a cercam, pois na escola é onde elas se encontram e enriquecem o aprendizado de conhecimento de mundo e diversidade. O lúdico deve ser uma ferramenta facilitadora no aprendizado, além de valorizar a criatividade da criança.
Ao desenvolver atividades o educador deve planejá-las, sendo assim o objetivo do jogo ou da brincadeira tem que ter qualidade e finalidade, considerando o desenvolvimento por completo: físico, psicológico e cognitivo de seus alunos, para que a ação planejada na atividade tenha êxito e não se torne uma forma de exclusão de alguns participantes, sendo que o objetivo da ludicidade é justamente incluir e promover um aprendizado significativo e agradável. É preciso no processo ensino-aprendizagem sabermos o nível que cada criança se encontra, para que possamos a partir daí auxiliar e mediar a sua aprendizagem.
Dessa forma o interesse em compreender melhor a ludicidade foi se ampliando durante o período de estudos realizado nas aulas acadêmicas, sendo fortalecido essa curiosidade pelo tema durante o período de estágio, nesse período pude também constatar o diferencial que o lúdico proporciona aos discentes, e pela metodologia de ensino onde se prioriza o lúdico no aprender e ensinar, constituindo em uma escolarização significativa e prazerosa para o educando.
Assim sendo o intuito dessa investigação bibliográfica é contribuir com os novos profissionais da área da educação e também com aqueles que já fazem parte e querem se inteirar melhor do assunto.
Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental (principalmente com dificuldades de aprendizagens)
Objetivos: Alcançar de forma lúdica a aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Ler simbolicamente;
• Desenvolver atividades lúdicas;
• Trabalhar regras;
• Trabalhar cores;
• Trabalhar figuras geométricas;
• Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico matemático;
• Estimular a criatividade;
• Socializar;
• Desenvolver a sequência lógica;
• Levar os alunos a distinguirem cores e formas;
...