O Lúdico como Instrumento de Aprendizagem
Por: cau12no21 • 26/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.013 Palavras (5 Páginas) • 823 Visualizações
TEMA:
Jogos e brincadeiras em sala de aula
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Jogos e brincadeiras: o lúdico como instrumento de aprendizagem de educandos de 6 a 10 anos.
OBJETIVOS GERAIS:
Desenvolver através da pesquisa a ser realizada um veículo de reflexão em que educadores possam buscar subsídios para promoção de uma aprendizagem mais significativa através de jogos e brincadeiras. O objetivo é oferecer subsídios teóricos aos educadores para que as potencialidades infantis sejam exploradas através dos recursos lúdicos. Investigar a importância do lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento da criança, onde as brincadeiras e os jogos são integradores entre aspectos motores, afetivos, sociais e cognitivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os diferentes tipos de jogos que favorecem o desenvolvimento cognitivo do educando;
- Elaborar sugestões de como trabalhar com jogos em sala de aula;
- Identificar os papéis da escola e do educador como facilitador do processo de desenvolvimento psicossocial do educando e sua preparação para a cidadania.
JUSTIFICATIVA:
Sabe-se que a brincadeira é uma característica do comportamento infantil, e por meio dos jogos, a criança pensa, reflete e descobre. Sendo assim, as atividades lúdicas como os jogos e brincadeiras, não devem ser consideradas apenas como um passatempo , mas como um instrumento que desenvolve e estimule a aprendizagem da criança. É uma atividade que desenvolve as capacidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais da criança, contribuindo para a convivência e a comunicação desta no meio em que vive.
Com o jogo é possível instiga-la desenvolvendo a criatividade e a reflexão, ampliando a construção do conhecimento da criança.
As atividades lúdicas são uma poderosa ferramenta para o professor explorar as habilidades dos alunos. Sendo assim, a escola deve apoiar tais atividades e compreendê-las como necessárias no processo educativo, onde é de grande importância a intervenção do educador para aumentar aprendizagem das crianças.
Esta pesquisa pretende apresentar questões relacionadas ao lúdico como instrumento que fornece e incentiva os alunos em sala de aula, que proporciona experiências que serão utilizadas para a construção do desenvolvimento da criança.
A importância das atividades lúdicas em sala de aula pode ser reconhecida pelo fato de centra-se na emoção e no prezar, onde a criança libera toda sua energia, alegria, desejos anseios e tristezas.
Com os desafios lúdicos, as professoras estimulam o pensamento, desenvolvem a inteligência, fazendo com que a criança alcance níveis de desenvolvimento que só o interesse pode provocar. A alfabetização e o letramento acontecem de forma contínua na vida criança e, quando o lúdico está presente nas práticas educativas, nas atividades de aprendizagem, nos momentos de atividades mais livres, desperta a criança para o prazer de estar na escola e de aprender. Assim, elas criam um espaço de experimentação e descoberta de novos caminhos de forma alegre, dinâmica e criativa.
Essa forma de aprender ajuda na preparação para a vida adulta, pois desenvolve as funções intelectuais e desenvolve suas potencialidades. Vygotsky (1987) afirma que na brincadeira “a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade” (p. 117). Enquanto a criança brinca, amplia sua capacidade corporal, explora as percepções e, sobretudo, desenvolve e estimula o raciocínio e a concentração, fatores fundamentais para o aprendizado. Rir, aceitar limites, organizar uma tarefa, concentrar, disputar, estar atento, sentir frio na barriga, raciocinar, pensar, gargalhar, competir com os outros e consigo próprio, ser curioso, ter prazer, cooperar, descobrir-se na relação com os outros, ser ágil, surpreender-se com a atitude do outro, emocionar-se. É difícil esgotar a riqueza de contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para o desenvolvimento humano de seres pequenos, jovens ou adultos.
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso. O caderno pedagógico do pró-letramento diz que “os jogos promovem habilidades no exercício fonológico, na exploração e domínio das relações som-grafia, levando a terem avanços na leitura e escrita”. Nas situações de jogar, brincar, os alunos partilham suas descobertas com os colegas e assim vão aprendendo a ler e a escrever.
...