TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MANUAL DA BRINQUEDOTECA

Por:   •  13/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 4

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

                                               ROTEIRO DA ATIVIDADE:

Disciplina

Educação Inclusiva

Data

20/10//2022

Tema Escolhido com justificativa

Descobrindo sons.  Além de trazer melhorias para a saúde mental e a coordenação motora, o aumento da sensibilidade proporcionado pela música também contribui para melhorar as capacidades de concentração e memorização.

Atividades que serão desenvolvidas

  • Convide todo o grupo para ir com você até a área externa.
  • Depois, conte para elas que, no espaço, tem vários materiais/utensílios espalhados e que elas podem produzir diferentes sons com eles.
  •  Conte para as crianças que elas podem ficar livres para explorar e brincar com o que preferirem, inclusive com a água e convide-as para conhecer os sons que podem ser produzidos com os diferentes materiais em contato com a água.

Tempo necessário

40 - 45 min.

Material Utilizado

Baldes e bacias com água.

Utensílios de cozinha: potes, panelas e talheres de madeira, plástico, alumínio.

Bonequinhos de plástico, animais de brinquedo, garrafinhas.

Materiais para registro: câmera fotográfica ou celular, papel e caneta.

Expectativas em relação às atividades (objetivos)

(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

Quantidade de alunos e faixa etária

8 alunos – crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

A atividade proposta nesta disciplina de educação inclusiva é descobrindo os sons, que será realizado com vários objetos caseiros com o intuito de analisar a importância dos estímulos sonoros para os desenvolvimentos das crianças visando a educação inclusiva, igualmente auxiliar nos desenvolvimentos dos alunos. Pois Sartoretto (2011, p. 1) afirma: “O fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes”

Além disso a atividade propõe levar os alunos a interagir entre si.

O objetivo é compreender que as crianças aprendem juntas, cada uma com suas particularidades, e necessidades especiais, mesmo que o processo seja diferente. Quando falamos de inclusão, falamos de aceitação de estudantes especiais na escola comum.

A educação inclusiva trata-se de um direito humano, uma condição de justiça e dignidade social, e no campo de políticas públicas e na esfera didático-pedagógica apresentam questões de grande desafio do ponto de vista do indivíduo que é acometido por uma delas, da sociedade que está inserido e da formação profissional pedagógica.

Referências utilizadas:

SARTORETTO, M. L. Os Fundamentos da Educação Inclusiva. 2011. Disponível em:http://federacaodown.org.br/wp-content/uploads/2018/11/INCLUSAO-ESCOLAR-UM-DIREITO-DE-TODOS-Mara-Sartoreto.pdf. Acesso em: 20 de out 2022.

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

 RELATÓRIO DA ATIVIDADE

            Eu Rejane Bauer De Andrade, acadêmica do curso de licenciatura de pedagogia, matrícula 1818076, turma FLC21143PED, na disciplina Educação Inclusiva, atividade com determinado tema: descobrindo os sons, na data de 20 de outubro de 2022 foi realizada a brinquedoteca, para a realização dessa atividade, convidei todo o grupo para ir até a área externa. incentivei as crianças a reproduzir os sons utilizando o próprio corpo. Bata com a palma das mãos nas pernas, faça sons com a boca, estale os dedos, batuque na barriga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com