TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MATERIAL INSTRUCIONAL

Por:   •  9/9/2017  •  Artigo  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Fabiano Lins da Silva                     RA: 8019178

Curso: Licenciatura em Computação         

Disciplina: Produção de Materiais Instrucionais

1- Atividade (Portfólio)

O material didático pode-se dizer que é todo material utilizado durante o processo de ensino aprendizagem, sendo que são recursos (lousa, livros, cartazes, jogos educativos) entre outros, sendo que podem ser encontrados dentro do ambiente escolar e também fora e são usados para oportunizar a transmissão e assimilação do conteúdo e conhecimento em geral, sendo necessário destacar que qualquer material focado para a aprendizagem escolar é um material didático.

Porém segundo (Rangel, 2010) quanto menos especializados forem os materiais didáticos, “maior o grau de elaboração e de intencionalidade pedagógica do professor. E vice-versa. Em ambas as alternativas, quanto mais adequadas estiverem o material, em relação à situação de ensino/aprendizagem em que se insere melhor o seu rendimento didático”.  

Em relação ao material didático pode-se destacar que é um mecanismo de supra relevância nas mãos dos docentes para possibilitar a compreensão almejada com o ensino aprendizagem ao educando.

De fato para ser avaliado como material instrucional didático de qualidade é necessário efetivar os objetivos o qual se propõe, estando apropriado a sua eficiência de realizar concomitantemente e nos níveis almejados, essas funções pré-determinadas.

Os materiais didáticos podem instigar a observação e a atenção dos estudantes sobre o que advém ao seu redor, incentivando na averiguação por novos conhecimentos.

Os materiais didáticos podem ser apontados como ferramentas de extrema importância para o incentivo e ajuda ao processo escolar de diversas formas como segue: os materiais podem produzir no aluno o gosto para estudar uma disciplina ou um assunto; a devida utilização dos materiais didáticos apropriados corrobora com a compreensão sobre determinados conteúdos apresentados; ao utilizar os materiais didáticos, o docente oportuniza ao discente uma maior compreensão do conteúdo e os materiais podem vir a despertar mais interesse do estudante, incentivando assim sua participação em sala de aula, tornando as aulas mais produtivas.

Dando destaque ainda aos materiais didáticos, pode dizer que são mediadores de aprendizagem, no entanto, dentro desse contexto devem ser construídos de modo reflexivo e provocativo, assegurando aprendizagens múltiplas, de tal maneira para o docente quanto para o estudante.

Em relação aos objetos de aprendizagem que são pequenos pedaços de instrução, flexíveis e reutilizáveis, sendo sua principal característica a reutilização e a flexibilidade, é necessário usar técnicas pedagógicas e enfatizar a sua construção objetivando a construção do saber, com qualidade. Por exemplo, a informática pode vir a colaborar muito como o meio e o suporte educacional, ocasionando soluções criativas, para estimular o aprendizado.

Sobre a aprendizagem, pode-se destacar como um processo de evolução conforme as habilidades, competências, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, formação, experiência, raciocínio e observação. 

Verifica-se que no decorrer da vida, o individuo está em contínuo processo de aprendizagem, pois o ser humano desde o seu nascimento, o mesmo cresce, desenvolve, estuda, trabalha, isto é, constantemente está em processo de aprendizagem. Assimilar o processo de aprendizagem é da mesma forma, colaborar com ele, uma vez que, percebendo o modo pela qual o ser humano se desenvolve, do mesmo modo o mesmo estará aprendendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com