O MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
Por: Janaina Maria de Moraes • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.439 Palavras (10 Páginas) • 428 Visualizações
OFÍCIO DE PROFESSOR 5
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E COTIDIANO
RESUMO
Este ofício foi muito interessante, pois nos fala da Ciência, Tecnologia e Cotidiano que são muito falados nas mídias atuais. Nele contém três unidades e nas unidades é falada sobre a importância do consumo consciente nos dias atuais, fala do avanço da tecnologia e sua mudança ao longo dos anos.
OFÍCIO DE PROFESSOR 6
MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
RESUMO
Neste ofício vimos em três unidades um complemento do ofício 5.
Na primeira unidade vimos um pouco sobre a agricultura e pecuária. Já na segunda unidade estudamos que a natureza está em perigo, por causa do desmatamento e outros agravantes que prejudicam nossa vida. E por ultimo, na terceira unidade observamos que infelizmente que a população urbana sobre muito mais esses danos ambientais tão nocivos a nossa saúde.
Foi muito interessante estudar esses dois ofícios, pois nos mostrou novos caminhos para um mundo melhor e consciente.
HISTÓRIA DA CIÊNCIA
UNIDADE 1: A CIÊNCIA NA ANTIGUIDADE
AUTOAVALIAÇÃO
Ao falarmos sobre a antiguidade na Grécia, sabemos da devoção do povo grego a vários deuses. A Grécia, cuja crença era politeísta, influenciou a cultura romana de diversas formas.
Com o nascimento de Cristo, na época do imperador de Augusto, como a sociedade Romana interpretou este acontecimento? Por que?
Você acha que poderia ter sido diferente? E se aceitassem a doutrina de cristo naquela época, como seria a história do desenvolvimento da humanidade?
A Grécia, berço da civilização antiga, disputa com Roma os seus domínios e o Império Romano, através da força, consegue ser ampliado. Isso gera discorda, brigas e violência.
O povo grego e romano era politeísta, crendo no poder e vários deuses e na capacidade do homem.
Com a vinda de Cristo, o Império Romano se abala, pois ele prega a crença em um único Deus e em uma vida fraterna.
Isso abala a estrutura do Império, pois ele arrastava multidões. Então Cristo é condenado à morte e os efeitos da natureza ao seu último suspiro, convertem a maioria dos Romanos. Se não houvesse Cristo na história tudo seria explicado através da ciência.
A CIÊNCIA NO SÉCULO XVIII – AS LUZES
AUTOAVALIAÇÃO
Chegou o momento de avaliar sua aprendizagem desta unidade.
O século XVIII foi importante para o desenvolvimento da ciência porque neste século o homem passou a agir através da razão e a atuar de forma autônoma na sociedade. Os preceitos de obediência da Antiguidade foram substituídos pela descoberta da ciência e da capacidade humana de demonstrar conhecimento.
O Renascimento (época das luzes) ajudou o homem a perceber a sua capacidade de por ele mesmo, demonstrar empiricamente o que havia na natureza e o porquê de sua existência. O Renascimento deu ao homem a liberdade de pensamento e de demonstrações de suas capacidades físicas e intelectuais.
Fatores positivos do Iluminismo: o homem passa a se reconhecer como um ser pensante, capaz de expor e provar teorias a respeito do mundo. Se inicia nesse período os sinais de progresso.
Fatores negativos: distanciamentos do homem das coisas divinas, principalmente da natureza, que segundo Rousseau, era a felicidade humana.
Concepção de mundo no século XVIII:
O mundo pode ser explicado através da razão e a ciência predomina. Acontece a Revolução Industrial, provando a capacidade humana.
Há avanços na área da medicina.
UNIDADE 4: A CIÊNCIA DO SÉCULO XIX ATÉ OS DIAS ATUAIS E A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO.
ATIVIDADE DE CLASSE
Nesta atividade vamos trabalhar com os conceitos aprendidos nesta unidade, colocando em prática. Vamos lá!
A ciência decide seu princípio e formada por conjecturas “ideias” que se modificam no decorrer do mundo de forma que tornasse a modernizar e buscar novas formas de se chegar a um senso comum.
Todos os cientistas têm em comum a mesma pela verdade, uma vez mesma que todas têm o começo até os desfechos de suas teorias que é defendida com unhas e dentes.
Entretanto a ciências é nada mais que busca pela verdade objetiva onde cada um tenta desta forma colocar sua ideia que é defendida e coerente em muitas das vezes.
O que acontece é que a ciência move o mundo, seja na sua forma para salvar vidas como vacinas entre outras causas, seja para a destruição como foi feita com a quebra do átomo, que destruiu Hiroshima e Nagasaki, com a bomba atômica.
LIBRAS
UNIDADE 1: LIBRAS – INTRODUÇÃO
ATIVIDADE
Após seus estudos sobre a história da educação de surdos no mundo e no Brasil, você, deve responder as questões a seguir:
- Com o passar do tempo a educação de surdos evoluiu positivamente?
No inicio dos tempos, os surdos eram para ser considerados surdos e não facilitavam a eles nenhum tipo de comunicação.
- Em sua opinião, como o professor deve agir ao receber um aluno surdo nas séries iniciais?
Quando um professor recebe um aluno nas séries inicias, primeiramente ele deve de alguma forma, estabelecer contato com ele e tornar-se seu amigo. Não expor a sua deficiência à sala e deixar que os próprios alunos percebam. Não levará tempo para que se entrosem e o ajudem. Com o tempo, perceber se ele se comunica por linguagem de sinais ou gestos.
AUTOAVALIAÇÃO
Reflita sobre o que estudou até agora nesta unidade.
É importante que os educadores conheçam a história da educação de surdos porque hoje estamos vivendo a inclusão e temos que considerar o surdo como um aluno igual a todos os outros, levando em contato a sua deficiência.
As maiores dificuldades na educação de surdos no Brasil nas escolas regulares e a falta de capacitação aos professores para atender a linguagem de sinais.
Para a minha formação profissional foi importante conhecer a história da educação de surdos porque sei que terei que me preparar para enfrentar a inclusão no meu futuro trabalho.
...