O MEIO AMBIENTE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Por: catianebastos • 30/5/2017 • Artigo • 2.762 Palavras (12 Páginas) • 402 Visualizações
O MEIO AMBIENTE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
RESUMO
O presente artigo teve a finalidade apresentar os resultados relacionados à aplicação do projeto de estágio. Neste sentido, aponta-se que o problema está relacionado com a questão ambiental, uma vez que este conteúdo é de grande relevância e tem contribuído para que nossas crianças despertem uma consciência ecológica voltada para a preservação do meio ambiente. Deste modo, apresentou-se uma proposta interdisciplinar para que o conteúdo abordado não fique focado apenas em uma única disciplina. A metodologia utilizada consiste em descrever o processo de estágio desde a caracterização da escola aos resultados obtidos com a aplicação do mesmo. Para fundamentar esse trabalho procuramos abordar as teorias de Santos & Sato e os Parâmetros Curriculares Nacionais, pois ressaltam a importância da Educação Ambiental e consequentemente da preservação do ambiente de maneira saudável. A partir da aplicação do projeto abordado, percebe-se que os resultados são sempre significativos, uma vez que a criança aprende com facilidade o que é certo e o que é errado e esses conceitos perduram por toda uma vida. Procurar meios que tenham por objetivo a construção de uma cultura da vida, da convivência harmônica das relações entre os seres é de responsabilidade do professor através de seu trabalho consciente e que versa sobre o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Meio ambiente. Interdisciplinaridade. Ensino. Aprendizagem.
INTRODUÇÃO
O presente artigo tem a finalidade de apresentar os resultados da aplicação do projeto “Meio Ambiente” a ser aplicado durante o estágio supervisionado.
As observações realizadas na turma do 2º ano da Escola Estadual de Queimadas nos incitou a evidenciar o tema, uma vez que a comunidade escolar está localizada no ambiente rural e que por sua vez já não trás consigo as características de um tempo não muito distante.
Por esta razão procuramos levar para a sala de aula a temática, pois percebemos que trabalhar a preservação ambiental numa perspectiva interdisciplinar no contexto da sala de aula proporciona ao aluno uma aprendizagem significativa.
Para fundamentar esse trabalho procuramos abordar as teorias de Santos & Sato e os Parâmetros Curriculares Nacionais, pois ressaltam a importância da Educação Ambiental e consequentemente da preservação do ambiente de maneira saudável.
Os resultados adquiridos através de atividades interdisciplinares relacionadas à preservação ambiental foram satisfatórios uma vez que conseguimos plantar uma ideia, um conceito que poderá se estender para toda a vida.
Caracterização da instituição de ensino
A Escola Estadual de Queimada está localizada à Rua José Francisco Machado, S/N no povoado de Queimada de Presidente Dutra – Bahia. Foi fundada no ano de 1976, durante o governo do então Prefeito João Novaes e está inscrita sob o CNPJ 13.717.798/0001-39. Como o próprio nome diz, assim como a maioria das escolas existentes no município de Presidente Dutra, foi construída com recursos do governo do estado. Todavia, as escolas de Ensino Fundamental passaram a ser administradas pelo município, pois este ganha responsabilidade na questão da formulação e da gestão política educacional, com a criação do seu próprio sistema de ensino.
A estrutura da Escola Estadual de Queimada ainda é a mesma do momento de sua construção, contando apenas com reformas ao longo do tempo para que viesse a melhorar as condições de ensino-aprendizagem. Ela é composta por apenas uma sala de aula e outras três dependências: cantina, depósito e banheiro. Seu funcionamento está dividido em dois períodos: matutino e vespertino. O turno matutino tem funcionamento das 07h30min às 11h30min e o vespertino das 13 às 17 horas.
As crianças que compõem o corpo discente acima citada são provenientes do próprio povoado e é classificado como sendo pertencentes às famílias de baixa renda, uma vez que da agricultura local, serviços informais e, ainda contam com os benefícios sociais do Governo Federal.
O corpo docente é composto por duas professoras. As mesmas fazem parte do quadro de servidores de educação do município, todavia são contratadas. Realizam seu trabalho a mais de cinco anos, percebendo-se que sua prática já se faz relevante para atender a demanda local. As docentes estão a cursar o curso de Licenciatura em Pedagogia, o que vem a contribuir com a prática.
Assim como as demais escolas do município, a política pública implementada na instituição é o PACTO – Programa Nacional da Alfabetização na idade certa. Estando em funcionamento há três anos com o objetivo de garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade.
Referencial teórico
Abordar a Educação Ambiental é tratar da educação dando-lhe uma nova dimensão, contextualizada e adaptada à realidade interdisciplinar, vinculada aos temas ambientais e globais. A partir da problemática ambiental desencadeada na rotina dos indivíduos, nos grupos sociais e espaços de convivência, processa-se uma consciência ecológica com vistas à mudança de mentalidade.
Compartilhando dos estudos de Santos e Sato (2001), verifica-se que a vida cotidiana torna-se um lugar que dá sentido à Pedagogia, uma vez que a condição humana passa de maneira inexorável por ela; o eco pedagogia, por sua vez, implica em mudança na mentalidade tanto em relação à qualidade de vida quanto ao meio ambiente, estando diretamente ligada ao tipo de convivência mantido entre os seres humanos e a natureza.
Em razão dos grandes impactos naturais, como destacado no capítulo anterior, a Educação Ambiental tem por desafio oportunizar o aprimoramento das relações homem-natureza, conscientizando a sociedade da maneira que esta se apropria da natureza, a qual gera reflexos de ordem social, cultural, histórico e econômico.
É fundamental frisar que, apesar das muitas ações em prol do meio ambiente, na prática muito ainda tem que ser feito, sobretudo quanto às políticas nas esferas políticas. Torna-se necessário refletir sobre a busca de um modelo de desenvolvimento, utilizando os instrumentos que contribuem para o planejamento e ações, apoiando-se sempre na legislação pertinente.
...