O Mapa conceitual no ensino de ciências
Por: Leninhagps • 7/4/2018 • Resenha • 1.057 Palavras (5 Páginas) • 229 Visualizações
SIMULANDO AÇÕES DA TUTORIA
Na Educação a Distância os materiais didáticos não substituem os professores, que continuam existindo e atuando de forma expressiva. Porém, é por meio das mídias que o professor e tutores se comunica com os alunos. E, para que a comunicação e construção de conhecimentos sejam eficientes, o papel de cada mídia deve ser minuciosamente definido e a integração de todas elas é imprescindível. E, para viabilizar essa construção, o tutor apresenta um papel fundamental, pois, como destaca Villardi e Oliveira (2005, p. 108) citados por Paiva (2012, p5), “acreditamos que é o tutor que aproxima o aluno dos conteúdos do curso ministrado e do próprio ‘conteúdo tecnológico’, necessário ao trânsito autônomo em ambientes virtuais de aprendizagem.”.
Pensando sobre as ações desenvolvidas no curso de PIGEAD e o material didático disponibilizado para auxiliar na aprendizagem do aluno, selecionei duas aulas desta disciplina que precisariam de mais esclarecimentos além do que consta no material didático.
Na Aula 2: Como eles aprendem, como podemos ensinar, foi solicitado que na tarefa da semana o aluno construísse um mapa conceitual onde aplicaríamos as teorias da aprendizagem.
O material didático disponibilizado para dar suporte ao aluno na elaboração do mapa conceitual destaca no trecho “O mapa da sua mina!” que:
Não há uma fórmula para a elaboração de mapas conceituais. No entanto, os autores oferecem sugestões práticas para a sua elaboração, lembrando que “um mapa é altamente dependente da qualidade e da quantidade de dados que o mapeador coleta acerca da realidade mapeada” (WANDERSSE: 1990, apud FARIA, citado por ZYNGER, 2002, p. 64).
Uma primeira tarefa é identificar os aspectos do assunto (ou texto) de maior relevância e que devem ficar no topo do mapa. A seguir, devem constar os conceitos subordinados, podendo-se chegar até os exemplos, ficando esses na base do mapa. Os conceitos ou idéias devem estar num boxe. Definidos os elementos da rede conceitual, esses devem ser ligados por linhas que mostrem as relações existentes entre eles. (ZYNGER, 2002, p. 64).
O grande desafio desta tarefa foi aprender a usar o Cmaps solicitado para a elaboração do mapa, aplicar os conceitos teóricos e depois transferir a atividade para um arquivo de texto utilizando apenas uma lauda. Além desse detalhe outro ponto a ser destacado foi a pouca informação no material didático para a construção do mapa conceitual, a apresentação de como elaborar o mapa foi muito sucinta e reduzida, não esclarecendo as dúvidas que possivelmente os alunos poderiam ter.
Como sugestão para facilitar a compreensão pelo aluno seria interessante que no material disponibilizado constasse um conteúdo mais detalhado sobre algumas etapas da construção de um mapa conceitual como: 1: Identifique os conceitos pertinentes; 2: Ordene os conceitos selecionados; 3: Organize os conceitos do seu mapa conceitual (MC); 4: Incorpore outros conceitos; 5 Ligue os conceitos com Conexões Explicativas; 6: Revise e altere seu mapa; 7: Verifique possíveis ligações cruzadas; 8: Incorpore exemplos específicos a alguns conceitos; 9: Entenda seu MC; 10: Identifique a pergunta que seu MC responde, apresentando ainda a importância da seleção de palavras-chaves, que são essenciais para assegurar a compreensão e assimilação do tema no qual o mapa está apresentando.
Para o autor Merrieu (1998) citado por Ribeiro (2014, p. 14) “Os mapas conceituais, empreendidos na qualidade de ferramenta avaliativa, configuram-se situações didáticas que favorecem, também, a aprendizagem significativa de conceitos.”.
Assim, os mapas conceituais podem realmente auxiliar na construção do conhecimento, uma vez que permitem uma maior flexibilidade de representação, de estabelecimento de relações conceituais, de recuperação de conhecimentos já elaborados e como forma diversificada de expressão.
Na Aula 4: Recursos e atividades em ambientes virtuais, foi solicitado que na tarefa da semana o aluno aplicasse os conhecimentos teóricos já adquiridos no curso para elaborar dois tipos de atividades que deveriam ser comentadas e ter o gabarito alocado em pop-up.
No Trecho: “Atividades com respostas em pop-up (páginas 37 e 40)”
Atividades desse tipo consistem em perguntas a serem respondidas pelo aluno, geralmente em uma folha de papel à parte ou em um documento eletrônico em editor de texto. Após ler a pergunta e redigir sua resposta, o aluno deve clicar em um link que abre uma pop-up, na qual pode conferir sugestões de respostas, devidamente justificadas e comentadas previamente pelo professor. (BRASILEIRO, 2017, p.40)
...