O Meio Ambiente e Resíduos
Por: leilabb • 26/2/2024 • Relatório de pesquisa • 2.125 Palavras (9 Páginas) • 108 Visualizações
|
Curso: | Pedagogia | Série: | |
Disciplina: | PIESC I – Questões Ambientais e Resíduos Sólidos | Data: | 03/01/2024 |
Aluno: | Leila do Rocio Busko | R.A.: | 90289-21 |
RELATÓRIO DA PRÁTICA PIESC I
“Questões Ambientais e Resíduos sólidos”
RESUMO
A questão ambiental e dos resíduos sólidos a décadas tem gerado grandes discussões, não somente no Brasil, mas no mundo todo. Entre os principais problemas ambientais brasileiros estão; as queimadas, desmatamentos e o lixo. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.As queimadas são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens ,essas queimadas são provocadas pela ação humana e t,bém por causas naturais.O lixo cresce significativamente pela demanda utilizada pelo ser humano. Este fator gera inúmeros problemas, dentre eles a gestão dos resíduos que são produzidos, prejudicando a qualidade de vida da população atual e ameaçando gerações futuras e colocando em risco a biodiversidade do planeta Terra. Com o objetivo e amenizar essa grande quantidade de acumulo de lixo, visando diminuir os impactos ambientais utiliza se a reciclagem como uma das soluções capazes de amenizar os impactos . Outra questão é a da destinação correta dos resíduos sólidos que, se não forem descartados corretamente, podem afetar a saúde das pessoas que vivem próximas ao local de despejo e podem também, afetar o meio ambiente, provocando a poluição da água, do solo e do ar.
São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera.
PALAVRAS-CHAVE: Resíduos sólidos, reciclagem, gestão, questões ambientais.
INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é fazer uma análise das principais ideias dos textos lidos sobre questões ambientais e resíduos sólidos. Abordaremos temas como os resíduos sólidos , o lixo, os impactos do mesmo no ambiente e na saúde das pessoas e processos de reutilização, redução e reciclagem. Esse trabalho objetivou realizar uma análise reflexiva sobre a questão ambiental e os resíduos sólidos no consumismo e suas implicações na qualidade de vida da sociedade atual e no ambiente.
METODOLOGIA
Este trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas, leituras de artigos retirados da internet, realizando um trabalho mediante um pensamento reflexivo sobre o futuro do planeta. Todos estes recursos sustentaram o trabalho para que pudesse ser elaborado de uma forma comprometida na compreensão desta temática.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As questões ambientais a décadas tornaram-se foco de discussões por todo o mundo. A crescente preocupação da sociedade em minimizar o impacto ambiental busca-se por alternativas de como desenvolver e ao mesmo tempo preservar a natureza. Entre os principais problemas ambientais brasileiros estão; as queimadas, desmatamentos e o lixo.
As queimadas são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens ,essas queimadas são provocadas pela ação humana e também por causas naturais.As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana .Elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente e outras doenças respiratórias .Essa emissão de gases e fumaça também afeta o meio ambiente e contribui para o chamado aquecimento global e efeito estufa.
O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum e grave em nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.Além de devastar as florestas e os recursos naturais, essa prática causa danos, muitas vezes irreversíveis comprometendo o equilíbrio do planeta. As consequências provocadas pelo desmatamento são devastadoras e a primeira afetada é a biodiversidade local.
O lixo corresponde a um conjunto de materiais que são descartados cotidianamente,podes ser de origem doméstica, industrial, hospitalar, comercial, agrícola, entre outras fontes. E possui diferentes características, como orgânico, reciclável, etc. Formado por materiais de diferentes origens que são descartados por meio das atividades humanas, que quando mal gerenciado; causa danos ao meio ambiente. Além de prejudicar a qualidade de vida da população e ameaçar gerações futuras,colocando em risco a biodiversidade do planeta Terra.O lixo sempre acompanhou a história do homem, então a sua produção é inevitável. Portanto,lixo é tudo aquilo que não apresenta nenhuma serventia para quem o descarta. Por outro lado, o que não serve para você pode se tornar para o outro, matéria-prima de um novo produto ou processo, ou seja, resíduo sólido. A produção de resíduos também é um problema associado ao consumismo. O descarte inadequado de resíduos sólidos, como plásticos, metais e outros materiais, pode levar à poluição do solo e da água,podendo afetar a saúde das pessoas que vivem próximas ao local de despejo. Há décadas bate sempre na mesma tecla ‘’como podemos amenizar os impactos ambientais e diminuir o lixo( o resíduo solido urbano gerado em nossas residências).O mundo atualmente continua sendo regido pelo consumismo desenfreado, acarretando os mesmos problemas dos recursos naturais, a poluição do meio ambiente e a elevada produção de lixo.Uma das principais soluções para amenizar o problema do lixo é, justamente, a coleta seletiva,visando diminuir os impactos ambientais .
...