O Memorial de Formação
Por: chelmelo • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.337 Palavras (6 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
isamara bessa de freitas
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: Memorial de Formação
[pic 3]
Betim
2014
isamara bessa de freitas
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: Memorial de Formação
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas . Psicologia da Educação: Desenvolvimento e aprendizagem, Educação e Aprendizagem e Práxis Educativa, PolÍticas Públicas na Educação Básica, Teorias e Práticas do Currículo, Prática Pedagógica Interdesciplinar:Escola e sociedade, Seminário Interdesciplinar II.
Profs. Wilson Sanches, Edilaine Vagulha, Marlizete Stainle, Raquel Lemos, Cyntia Simioni, Vilze Vidotte, Rosely Montagnini, Fabiane Musardo, Okçana Battini, Sandra Reis e Fabio Luis da Silva
Tutora eletrônica: Lucilene Sandrini do Santos
Tutor(a). Vivian Francisca de Brito.
Betim
2014
SUMÁRIO SUMÁRIO
As memórias de sua sua infância e das experiências vivenciadas
na escola ............................................................................................................ 4
As expectativas quanto á passagem do Ensino Médio para Educação
Superior no curso de Pedagogia .......................................................................... 6
As ideias que você possui sobre o que é educação e sobre o que é a
Pedagogia ......................................................................................................... 7
As memorias de sua infância e das experiências vivenciadas na escola
As memorias da minha infância lembro com bastante carinho e saudades.
Lembro do meu primeiro dia de aula como foi difícil ficar sem a minha mãe, lembro daquela multidão de crianças correndo pra cá e pra lá e como não me lembrar da professora que com certeza marcou a minha vida, porque além de ensinar ela representava não só para mim mais para todas as crianças proteção.
No começo foi muito difícil mais logo depois fui me adaptando ao ambiente escolar.
Adorava ver como a professora ensinava, como era mágico aprender a ler e escrever era como si o mundo tivesse abrindo na nossa frente.
Minhas tarefas escolares sempre fiz tudo sozinha pois meus pais não tinham estudo e nem paciência para me ensinar, mais apesar de algumas dificuldades sempre me sai muito bem na escola.
Sem duvida me recordando das experiências escolares da minha infância a professora tem um papel marcante.
Nos anos de iniciação escolar tive uma professora que se marcava muito pela maneira espontânea de ensinar, e de tratar todos iguais sem deferências.
Ela ensinava brincando, e o mais fascinante que todos conseguiam aprender. Sua dedicação e carinho chegava até mesmo a se destacar em relação a outros profissionais.
Ensinar é uma arte e como toda arte deve ser admirada.
Quando falamos de educação e de educadores nos deparamos com a importância do educador porque todos nos somos educadores começando pelos nossos pais, professores, colega de trabalho, enfim estamos sempre aprendendo e ensinando uma nova lição.
Lembro com carinho as vezes que sentávamos debaixo de uma arvore para a professora ler uma historia, pois a escola era muito humilde não tinha uma biblioteca adequada como hoje varias escolas Brasileiras tem, mais mesmo assim não deixava de se tornar mágico e prazeroso escutar e aprender através das historias.
Hoje com o passar do tempo vejo a importância de ter vivido tantas coisas boas e como a escola é um lugar importante nas nossas vidas, pois é através dela que nos tornamos pessoas sociais.
Na infância que através de profissionais como professores e equipes pedagógicas é que serão notados nossos padrões motores, percepção enfim são apenas alguns exemplos de tópicos de avaliação que passamos na escola.
Falar sobre os professores mais marcantes fez com que eu repensasse a prática docente de cada um deles.
No decorrer desses anos escolares foram muitos professores que tive, cada um com suas individualidades mais que de um jeito ou de outro todos contribuíram para minha formação como estudante.
Acredito que mergulhar no universo de nossa própria existência é descobrir quais são as ideias básicas que fazem parte de nossas vidas que não é nada fácil.
Me recordo que eu era uma criança curiosa ao extremo, muito falante, o que tornou-se um problema pois naquela época éramos submetidos a notas por comportamento.
Mais era uma criança muito disciplinada, o que me ajudou a apresentar sempre boas notas no boletim.
Entre as primeiras leituras e livros que li o que me marcou bastante foi “o meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos.
Onde também narra a infância de uma criança extremamente pobre, mais de uma ternura e inocência fascinante que mesmo através de suas peraltices ,sempre se saia muito bem na escola.
Relatar as vivencias escolares, fez-me concluir como fui marcada na infância pela disciplina e como me fez bem lembrar de coisas que as vezes achamos que estão esquecidas mais ao fazermos uma pequena reflexão sobre o passado , vemos que permanece viva as memorias de nossa infância.
...