O Multiculturalismo Na Pedagogia
Por: el.em • 7/8/2015 • Tese • 1.433 Palavras (6 Páginas) • 729 Visualizações
Multiculturalismo
Entender o que é multiculturalismo no ambiente escolar nós dias atuais.
Multiculturalismo faz parte da natureza das praticas educacionais não só da pratica como da teoria e política. O multiculturalismo está ligado a tudo que acontece na escola.
O consenso maior que chegaram os estudiosos sobre o multiculturalismo é a escola deve reinventar a educação
A escola é responsável em reinventar a educação
O que seria reinventar, oferecimento dos espaços e do tempo. E que possa ser compreendido más detalhadamente sobre as mudanças na vida das pessoas.
E como se dá esse processo:
È uma busca de ensino e de aprendizagem significativos e desafiantes : Significar – prevê a cultura a diferença que você vai ter que fazer uma leitura da cultura dos diferentes alunos que terá em sala de aula, Desafiar significa que você terá que propor algumas atividades a esse aluno para estimular a cultura e a diferença um dos outros.
Para trabalhar o multiculturalismo em sala de aula é necessário que o aluno
Aprenda a atribuir significados ao que conhece,
Aprender a agir socialmente
Cabe ao Docente
Relacionar as informações e os saberes pessoais e familiares com o tema trabalhado
Delinear contexto histórico
Superar as visões preconceituosas, estimulando a procura de novas informações
Os enunciados em sala de aula
o arco Iris de culturas em sala de aula trabalho docente mais complexo.
Demanda despeitar o interesse e atender às especificidades
Trabalho docente
Sensibilizar para o caráter multicultural
1 º passo
Documento:
Realizamos um levantamento dos principais pontos desses documentos em relação ás diversidades e ao multiculturalismo na escola.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
( LDBEN 9.394/96)
A base é a gestão democrática.
É dever da escola/professores colaborar com articulação entre escola, família e sociedade.
Exercício da cidadania, como finalidade da educação.
Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
Consideração com a diversidade étnico-racial.
Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) – são referências
para os ensinos Fundamental e Médio de todo o país. O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais socioeconômico desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimento e reconhecimento.
Estes parâmetros são necessários para os exercícios da cidadania, mas não possuem caráter de obrigatoriedade e portanto pressupõe-se que serão adaptadas às peculiaridades sociais.
A própria comunidade escolar de todo país já está ciente de que os PCN não são uma coleção de regras que pretendem ditar o que os professores devem ou não devem fazer, mas são uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana
CONSCIÊNCIA POLÍTICA E HISTÓRICA DA DIVERSIDADE;
povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;
Diálogo para entendimento, visando uma sociedade justa.
FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES E DE DIREITOS
Afirmação de identidades, esclarecimentos e combate á privação e violação de direitos. O pinrcipio rege também ampliação de informações sobre a diversidade e condiçoes de formação e de instrução que devem ser oferecidas nos diferentes níveis de ensino.
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
O Presidente do Conselho Nacional de Educação, tendo em vista o disposto no art. 9º, § 2º, alínea "c", da Lei nº 9.131, publicada em 25 de novembro de 1995, e com fundamentação no Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004, homologado pelo Ministro da Educação em 19 de maio de 2004, e que a este se integra, resolve:
§ 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação eprodução de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil- Volume 1.
Respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, pais.
Porém, é sabido que nos dias atuais a composição da família é muito diversificada, em algumas famílias mães desempenham as funções maternas e paternas ao mesmo tempo, a figura paterna para alguns passa a ser a mãe.
A comemoração desta data para crianças que vivem nesse contexto familiar pode se tornar algo desprazeroso e triste, nesse sentido á escola deve preservar o aluno que não queira participar da festa ou no caso da criança optar por participar é importante que a escola socialize o convite não somente ao pai, mas aos familiares que desejarem prestigiar a criança nesse momento. É evidente que essas datas comemorativas deveriam ser repensadas, não para que sejam extintas mas sim para que se adaptem com a realidade de cada aluno.
Passo 2
Análise das presença do multiculturalismo nas comemorações escolar
Título: Comemoração do Dia dos Pais
Disponível em: http://www.novoolhar.com.br/galeria-de-fotos/category/258-pais.html
Acesso em: 22/03/2014
Análise crítica
O núcleo Educacional Novo Olhar, situado na Rua Alfeu Tavares, no Bairro Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, realizou em Agosto de 2013, uma comemoração para prestigiar os pais, pelo seu dia. Com o tema " Pai Herói", os alunos homenagearam os pais com canções e poesias e participaram na decoração dos cartões que foram de lembranças para os pais. Tal comemoração nas escolas tem o objetivo de demonstrar aos pais a importância que os mesmos têm na vida dos filhos, assim como expressar o amor, o carinho e o respeito que os filhos têm pelos
...