O Multiculturalismos na Educação Musical
Por: Thiago Becker oficial • 7/1/2020 • Monografia • 12.605 Palavras (51 Páginas) • 117 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
THIAGO LOPES RIO BRANCO
O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
RIO DE JANEIRO
2018
THIAGO LOPES RIO BRANCO
O MULTICULTURALISMO NA EDUCAÇÃO MUSICAL
Monografia apresentada à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de licenciado em Pedagogia.
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Giseli Pereli de Moura Xavier
Rio de Janeiro
2018
Dedico esta monografia a todas as pessoas que, em razão da música, encontram sentido em sua própria existência, dentre as quais me incluo.
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos meus pais e minha irmã por me apoiarem e não me deixarem cair diante das inúmeras dificuldades, pela motivação e pelo incentivo que contribuíram para que eu chegasse até aqui e não desistisse, vencendo essa batalha e concretizando esse sonho.
A todos os professores que passaram pela minha história de vida escolar contribuindo para minha formação e educação, também agradecer meus amigos que estiveram juntos nessa jornada acadêmica que está sendo finalizada nesse momento.
Agradeço a PhD. Ana Ivenicki, que foi minha primeira orientadora, ajudando até o último momento na sua jornada acadêmica e foi a responsável por indicar a Profª Dra. Giseli Pereli de Moura Xavier para ser minha nova orientadora.
À Profª Dra. Giseli Pereli de Moura Xavier tenho de agradecer pela sua dedicação, paciência e empenho em me manter focado na feitura desse trabalho.
E aos meus parceiros de vida, de música e de todas as experiências musicais e acadêmicas que tive.
RESUMO
RIO BRANCO, Thiago Lopes. O multiculturalismo na educação musical. Rio de Janeiro, 2018. Monografia (Curso de Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Este trabalho a partir da perspectiva multicultural crítica e pós-colonial procurou verificar em que medida a Educação Musical pode proporcionar a valorização da diversidade cultural que compõe as escolas brasileiras. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de pesquisa de cunho qualitativo e teórico-empírico, na qual as coletas de dados foram realizadas por meio entrevistas semiestruturadas com três professores ligados à Educação Musical, sendo dois formadores de professores e um professor da Educação Básica. Os dados coletados evidenciaram que ao observar tal fenômeno, é fundamental ponderar que a multiplicidade, em especial, a musical, proporciona ao aluno uma nova perspectiva sobre nossa cultura e história que precisa ser contemplada no processo de ensino-aprendizagem. No tocante à prática pedagógica do professor de Educação Musical, deve-se procurar, acima de tudo, respeitar os interesses dos alunos e das comunidades nas quais os mesmos se encontram inseridos, vivendo e (re)construindo suas experiências. Neste sentido, se configura como papel do professor estimular seus alunos a conhecerem diferentes estilos musicais que não estão no seu cotidiano, transitando entre o popular e o erudito, compartilhando e valorizando todas as formas de manifestação musical e cultural presentes na sociedade brasileira.
Palavras-chave: multiculturalismo, educação musical, ensino-aprendizagem
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................07
Justificativa do estudo ............................................................................07
Objetivos ................................................................................................09
Referencial teórico .................................................................................10
Referencial metodológico ......................................................................11
Estrutura do trabalho .............................................................................11
1 - Conceituando multiculturalismo e sua relação com a Educação Musical...............................................................................................................13
1.1 O histórico multicultural e sua conceituação.........................................13
1.2 Multiculturalismo e educação...............................................................15
1.3 Multiculturalismo e o contexto educacional brasileiro...........................17
1.4 A prática pedagógica de professores numa perspectiva multicultural..19
1.5 Importância da educação musical........................................................20
1.6 A prática multicultural do educador musical..........................................23 2 - O ensino de Música e a diversidade cultural: O que dizem os professores? ...........................................................................................................................26
2.1 Perfil dos (as) entrevistados (as) .........................................................26
2.2 Análise de dados: Entrevistas com os (as) educadores (as) musicais.............................................................................................................26
CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................39
REFERÊNCIAS.................................................................................................40
APÊNDICE........................................................................................................44
INTRODUÇÃO
Justificativa do estudo
O meu interesse pela música veio quando em minha infância, por meio dos meus primos músicos, comecei a estudar o instrumento chamado cavaquinho. Naquela época, em 1998, tive dificuldades para encontrar uma escola de música que ensinasse cavaquinho porque o mesmo era considerado pela sociedade como um instrumento de pouco enriquecimento musical e de cunho popular.
...