O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA E NA FORMAÇÃO INTEGRAL
Por: alessandrafisch • 10/12/2020 • Projeto de pesquisa • 2.344 Palavras (10 Páginas) • 474 Visualizações
GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
NOENICE MASKE MUNDEL
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA E NA FORMAÇÃO INTEGRAL
SCHROEDER
2020
O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA E NA FORMAÇÃO INTEGRAL
Noenice Maske Mundel[1],
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).
RESUMO- O presente trabalho tem por objetivo explanar, abordar e desenvolver sobre a importância da gestão escolar ao contribuir para a relação da família e sociedade com a escola, para a formação integral do indivíduo, em todos os seus aspectos, contribuindo assim para uma formação cidadã. Nesse sentido, analisar-se-á documentos norteadores e normativos da educação nacional e suas diretrizes, além de embasamento teórico em pesquisadores como MOREIRA (2011) e VASCONCELOS (1989). Nas conclusões é possível perceber que apesar de ser um tema amplamente discutido e de notório reconhecimento, na prática e no dia a dia escolar, a parceria entre família, sociedade e escola ainda é irrisória, mesmo sendo de suma importância para o desenvolvimento discente.
PALAVRAS-CHAVE: Escola. Família. Sociedade.
- INTRODUÇÃO
Ao apresentar a temática sobre a importância do papel da gestão escolar na relação escola, família e sociedade, existem várias problemáticas que podem ser abordadas e discutidas, talvez pela importância dessa relação ou talvez por ainda ser uma parceria que está em constante desconcerto.
Na presente pesquisa será possível compreender como essa cooperação é abordada em documentos norteadores e normativos da educação nacional, como ela pode ser estabelecida e abordada pela unidade escolar e como essa relação é de grande relevância para o desenvolvimento do educando.
As problemáticas que permeiam essa relação da escola, sociedade e família também serão apresentadas, pois apesar de ser amplamente sabido que essa relação só tem a contribuir para o desenvolvimento do educando e promover uma escola mais democrática, ainda há falhas, talvez na comunicação ou na compreensão que esse espaço deve ser democrático e ter a participação de todos.
É necessária uma longa reflexão do papel de cada ator nesse processo e o que cada um pode e deve realizar, para que essa parceria contribua efetivamente na formação integral do educando. Não se pode esquecer que o poder público deve contribuir também nessa relação ao deixar claro aos pais e responsáveis que a participação na escola de seus júbilos, não deve ser apenas um direito, mas um dever.
Será apresentado as conclusões, onde apresenta-se os principais pontos e questionamentos que permanecem após a apresentação das argumentações e documentos apresentados. Por fim, será nítida a importância dessa parceria, que contribui para a formação integral e para uma comunidade escolar mais democrática.
Esta pesquisa foi elaborada com caráter qualitativo, através do método indutivo exploratório, que visa mediante de pesquisa bibliográfica, análise de documentos norteadores da educação básica nacional, compreender a importância das relações entre família, escola e sociedade na formação do estudante da educação básica e como a gestão escolar pode contribuir nesse processo.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 ESCOLA, FAMÍLIA E SOCIEDADE PERANTE OS DOCUMENTOS NORTEADORES EDUCACIONAIS
A relação da família e sociedade com a instituição escolar é amplamente abordada nos documentos norteadores da educação nacional, na perspectiva de compreender que a formação integral é um conjunto de movimento dessas três dimensões sociais. A Constituição Federal (Brasil, 1988), em seu texto, institui a educação como dever não somente do Estado (instituições de ensino), mas também da família e da sociedade, ao compor “art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (BRASIL, 1988).
Nesse mesmo sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), em seu II título, quando aborda os princípios e fins da educação nacional, traz em seu texto, construído em consonância com a Constituição Federal (1988), “art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (BRASIL, 1996).
É importante elencar, que além de trazer em caráter normativo a responsabilidade da escola, família e sociedade na educação formal e cidadã dos estudantes, a LDB (1996), nos seus artigos quinto e sexto, explana as maneiras que esse direito deve ser garantido.
Art. 5º O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
...