TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PEDAGOGO E SUA POSTURA ÉTICA

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  1.721 Visualizações

Página 1 de 14

O PEDAGOGO E SUA POSTURA ÉTICA

Acadêmicos

                                                           Claudia Schawanke

                                                           Elizandra Andreia Euzebio

                                                           Ivanete Lurdes Borre da Silva

Professor- Simone Spier

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso – Educação Especial Prática do Módulo I

05/10/2016

RESUMO

Ética é uma tentativa de separar o certo do errado, agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, usar o diálogo para viver em sociedade. Ser ético é assumir um compromisso pessoal e profissional, individual com todas as pessoas com quem mantemos relacionamentos. Esses valores podem e devem ser ensinados na escola é preciso compreender os fundamentos da ética, da moralidade e seus princípios que devem ser trabalhados na escola. Antes de ser um professor ético é preciso ser uma pessoa ética. Geralmente o referencial do aluno é o professor, o professor com princípio moral não deixa de existir, professores autênticos entram na vida dos seus alunos e muitas vezes transformam. Professores desempenham papéis fundamentais no que se refere à ética na escola professores que agem de forma ética passam um importante modelo de comportamento ético aos seus alunos, é preciso que seus alunos que seus alunos acreditem que você acredita no que você fala, Conquiste sua autoridade com competência profissional sem ser autoritário.

Palavras-chave: ética, professor e alunos

1 INTRODUÇÃO

Ética e moral, manifesta-se num aspecto fundamental da existência humana: a criação de valores. A sociedade cria formas peculiares de viver e elabora princípios e regras que regulam nosso comportamento. Esses princípios e regras específicos indicam direitos, obrigações e deveres. Não há valores em si, mas sim propriedades atribuídas à realidade pelos seres humanos. Assim, valorizar significa relacionar-se com a natureza, atribuindo significados que variam de acordo com necessidades, desejos, condições e circunstâncias em que se vive. A criação cultural instala-se a referência não apenas ao que é, mas ao que deve ser. O que se deve fazer se traduz numa série de prescrições que a sociedade cria para orientar a conduta dos indivíduos. Suas ações são mediadas tanto pela percepção do real como pela capacidade de formular diferentes respostas a um estímulo, uma necessidade.

Tradicionalmente na universidade o ensino é mais sobre a teoria e a técnica. A formação ética do profissional que atuará na sociedade é colocada, no máximo em uma disciplina ligada a profissão. A postura ética é discutida, e a missão de formar eticamente o graduado é considerada como cumprida. Será que a formação leva a um progresso significativo, sobre os problemas morais.

Entre as diversas possibilidades de atuação do pedagogo, seu papel enquanto promotor e facilitador da construção da autonomia moral do educando, além da preocupação metodológica de como fazê-lo e do preparo daqueles que são responsabilizados por essa função. Para desenvolver essa tarefa ,o profissional deverá acionar seus conhecimentos técnicos e políticos,e, principalmente,com base na dimensão humana,deverá resgatar certos aspectos da sua formação moral.

2 DESENVOLVIMENTO

As pessoas não nascem boas ou más, é a sociedade que educa moralmente. O convívio com as pessoas têm influência no comportamento de crianças, jovens e adolescentes e sem dúvida a escola também, mas é preciso deixar claro que ela não deve ser considerada única a educar moralmente as novas gerações. Com limitações, valores e regras são transmitidos pelos professores, pela organização institucional, pela forma de avaliação e pelo comportamento dos próprios alunos. Assim tais questões recebem tratamento especial, sendo ponto de reflexão na escola como um todo e não apenas de cada professor. Dai a importância da ética na organização curricular.

A escola deve ser o lugar onde cada aluno encontre a possibilidade de se preparar para a realização dos seus projetos, para isso a qualidade do ensino é condição necessária para a formação moral de seus alunos. Se não tiver um ensino de boa qualidade, a escola pode acarretar uma serie de dificuldades para sua vida futura e com isso ter seus projetos de vida frustrados. O convívio na escola deve ser organizado de maneira que os conceitos de justiça, respeito e solidariedade sejam vivenciados e compreendidos para terem uma “vida boa”. Os alunos perceberão que esses valores e essas regras são coerentes com seus projetos de felicidade e poderão integrar às suas personalidades. A escola deve ser um lugar onde os valores morais são pensados, refletidos e não impostos à hábitos. A escola deve ser o lugar onde os alunos desenvolvam a arte do dialogo.

É fundamental para escola refletir sobre essa etapa da vida, e como adequar à organização, a forma de intervenção e como atribuir para que os alunos possam refletir criticamente sobre os valores que possuem, os que estão a sua volta, buscando a ética nas suas relações. As relações sociais vividas têm influência decisiva no processo da formação ética. O objetivo é contribuir para a formação de indivíduos que tenham respeito pelas diferenças entre pessoas, é necessário que possam usar no seu cotidiano, formando alguém que procure sempre resolver seus conflitos através do dialogo, para proporcionar um ambiente social em que se possa de fato praticá-lo, pois o objetivo é que o individuo se solidarize com os outros e se torne um individuo democrático para isso é necessário praticar a democracia falando o que pensa, fazendo escolhas, assumindo responsabilidades e que o respeito próprio seja conquistado pelo aluno. A escola deve ser esse lugar, onde ele sinta-se valorizado e respeitado.

A escola de hoje está deixando um pouco de lado a construção moral e a educação ética, atribui-se prioridades a outros assuntos como o vestibular, a mensalidade escolar, mas esquece que a formação do indivíduo é a mais importante, e que permeará por toda a sua vida. A criança que se educa eticamente torna-se um adulto capaz de ir ao encontro do outro, reconhece-se com seu igual e não assume as regras morais como regras obrigatórias. Portanto, o educador possui um papel fundamental na formação ética e moral do indivíduo, principalmente na educação infantil, onde se inicia a vida escolar. Acredito que trabalhamos a ética e a moral na educação infantil vivendo-as, demonstrando-as aos nossos alunos através dos nossos atos, da nossa postura, das atitudes e dos valores aos quais acreditamos. Não se ensina moral e ética, vivencia. Se a escola deixa de cumprir o seu papel de educador em valores, a referência ética de seus alunos estará limitada à convivência humana que pode ser rica, em se tratando de vivências pessoais, mas pode estar também carregada de desvios de postura, atitude comportamento ou conduta, e mais, quando os valores não são bem formais ou sistematicamente ensinados, podem ser encarados pelos educandos como simples conceitos ideais ou abstratos, principalmente para aqueles que não os vivenciam, sejam por simulações de práticas socializou vivenciados no cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com