TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Título do projeto: Contos de Fadas

Faixa etária a que se destina o projeto: 7 anos (2º ano do Ensino Fundamental 1)

Tempo: 2 meses

Material: Papel Canson, barbante, guache, sulfite, lápis de cor, giz de cera, cola e tesoura. Para confeccionar o livro.

Objetivo: Propiciar situações de leitura, escrita, interpretação e compreensão, trabalhando com o desenvolvimento da oralidade e interação entre eles.

Justificativa: Os contos de fadas é um gênero textual gostoso de trabalhar com as crianças, pois é algo que elas conhecem e já ouviram desde pequenas, portanto faz as crianças mergulharem no mundo do faz-de-conta, estimulando a criatividade e a imaginação. Entretanto, elas aprendem de forma descontraída.

O que se espera que os alunos aprendam: Espera-se que eles ampliem seu repertório de histórias e de palavras. Espera-se que eles compreendam a estrutura, ou seja, a organização básica de um conto (início, desenvolvimento e fim).

O que o professor deve garantir no decorrer do projeto: O professor tem que garantir que o aluno esteja no centro da aprendizagem, ou seja, expor aos alunos como devemos fazer para realizar esse projeto, deixando-os falarem, e só assim o professor irá traçar etapas para o projeto, ou seja, discutir com os alunos o desenvolvimento do projeto.

Desenvolvimento: Cada semana o professor irá ler duas histórias do livro (Meu Primeiro Livro de Contos de Fadas) e complementando com outros livros, em seguida toda semana entregará uma atividade de interpretação de texto. O professor aos alunos que façam a reescrita de cada conto lido por ele. No final desse projeto os alunos irão confeccionar um livro coletivo, cujo seu nome será: Nosso livro de Contos de Fadas. Nesse momento o professor dividirá a sala em duplas, cada dupla escolherá um conto para reescrever, em seguida farão a correção para poder passar a escrita para o livro.

Avaliação: Será realizada durante todo o projeto por meio de sondagem e mediante o registro sobre a escrita dos alunos (se tem trocas de letras, aglutinação, separação indevida, se realmente a criança está na fase alfabética, som nasal, omissão de letras, entre outros).

Aula-tema 6: Procedimentos que auxiliam a avaliação do professor ao trabalhar com as histórias.

Quadro Síntese

“Recomendações ao professor para avaliar o trabalho com as histórias infantis”.

Em todo o planejamento seja ele um projeto ou um plano de aula, o professor tem que avaliar os alunos mediante aquilo que foi trabalhado, em seguida fazer o registro sobre os alunos e do processo de aprendizagem, registrando até que ponto os alunos conseguiram absorver o assunto trabalhado, as dificuldades e os avanços, portanto a avaliação se faz necessário no processo de aprendizagem, porém não pode ser a única ferramenta de avaliar.

Trabalhar com os contos infantis não pode ser apenas um passo tempo, ou apenas uma leitura. Ler esses contos, além de ser algo que as crianças já conhecem ou já ouviram falar, o professor utilizando dessas histórias ele poderá aplicar outros conhecimentos, segundo a grade curricular, oferecendo uma aprendizagem significativa. Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com