O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: mvmalmeida • 24/2/2017 • Resenha • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 533 Visualizações
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA E SEU PAPEL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
SOUZA, S. R. O professor de matemática e seu papel na educação básica. Anais X Encontro Capixaba de Educação Matemática, da SBEM, Vitória -ES, 2015.
TEMA DO TEXTO
A ressignificação do papel do professor de matemática na educação básica, com enfoque em uma maior horizontalidade das relações em sala de aula.
OBJETIVO DO TEXTO
O trabalho tem como objetivo apresentar aos profissionais de ensino de matemática uma nova perspectiva de abordagem de sua profissão, mais voltada para o foco no aprendizado e fixação real do aluno.
DESENVOLVIMENTO
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Nesse primeiro tópico o autor evidencia o papel transversal que a matemática apresenta frente a uma série de outras disciplinas e áreas do conhecimento, muitas delas comumente não associadas a procedimentos matemáticos, como em:
“A Matemática é uma ciência que pode colaborar para o desenvolvimento de novas competências, novos conhecimentos, para o desenvolvimento de diferentes tecnologias e linguagens que o mundo globalizado exige das pessoas, tanto quanto as outras ciências do saber humano” (SOUZA, 2015).
Não obstante, o autor também identifica a matemática como uma disciplina dinâmica em termos de desenvolvimento acadêmico, e aponta que este dinamismo deve ser levado para sala de aula, assim como a transversalidade, como meio de apresentar aos alunos outras formas de ver essa disciplina de outra maneira e reduzir o estranhamento dos alunos.
“É importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares” (PCN -Matemática, 1997, p.29)
O fato de muitos alunos não absorverem os conteúdos é considerado no texto como a alienação do aluno frente a esses conteúdos. Assim, cabe ao professor o papel de mediador dessa experiência de aprendizado, conduzindo o aluno frente aos desafios que a linguagem matemática propõe e também estimulador na adoção dessa linguagem como forma de representação da realidade que se apresenta a esse aluno.
O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
O texto apresenta como estratégia para melhorar a aprendizagem uma maior horizontalidade na relação entre professor e aluno, fazendo de ambos responsáveis pelo sucesso na aprendizagem do aluno. Todavia o texto também abre um parêntesis para o que cada profissional, inserido em cada contexto local, considera sucesso. Assim o texto aponta para uma modificação nas relações professor-aluno, porém com respeito as diferenças particulares de ambos.
“A maioria dos pedagogos defende que é através do sucesso dos seus alunos que o professor descobre as raízes do seu próprio sucesso, como educador e como membro integrante da sociedade” (SOUZA, 2015).
O texto também associa esse sucesso pedagógico ao papel social do professor e ao seu valor social sendo, portanto, responsável por apresentar aos alunos o valor social da sua disciplina.
“(...)o professor deve de uma forma global enquadrá-las nos princípios globais preconizados devendo ter em linha de conta os seguintes aspectos, referentes ao seu empenho que seria o de promover o respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo pessoal de cada aluno; buscar a valorização das experiências adquiridas anteriormente e motivá-los para novas; atender os interesses e as necessidades individuais; favorecer a interação e a troca de experiências e saberes; possibilitar a escolha de atividades; estimular a iniciativa e a participação; valorizar as aquisições e o trabalho desenvolvido, tanto individualmente quanto em conjunto e criar um ambiente favorável à socialização” (SOUZA, 2015).
Outro fator importante para o sucesso do processo de aprendizagem apontado pelo texto é o constante aperfeiçoamento do professor, e sua permanente atualização, com o intuito de sempre poder apresentar novas perspectivas aos alunos.
...