O Papel da Gestão Escolar na Construção da Escola Inclusiva
Por: DINHA1 • 17/4/2015 • Dissertação • 322 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
O papel da gestão escolar na construção da escola inclusiva
A inclusão hoje é um dos grandes focos para a política educacional, onde todas as crianças tem o mesmo direito na participação do ambiente escolar, independente de suas limitações ou necessidades especiais. Na educação inclusiva o papel do diretor escolar é fundamental para o desenvolvimento de inovações do cotidiano escolar. Para que suas ações tenham efeito satisfatório no processo de inclusão, a flexibilidade no seu trabalho é uma das condições indispensáveis, não se utilizando apenas de argumentos, mas também aplicações concretas.
Existem algumas considerações importantes ao refletir sobre o papel do diretor na constituição de uma escola inclusiva, primeiramente o comportamento do diretor é que estabelece o clima pelo qual se resolve que a escola é de todas as crianças, podemos entender com isso que o diretor tem um grande papel a desempenhar, sendo necessário que ele busque sua atuação baseada na diversidade. Portanto deve ser o primeiro a ter consciência da importância da escola inclusiva. Como disse o diretor no texto “ nós sempre temos nos caracterizado por ser uma escola que se atreve a enfrentar novos desafios”, este é um grande desafio tanto para o diretor quanto aos professores. O diretor concordou que a escola não estava preparada para assumir essa responsabilidade e é o que vem acontecendo no nosso dia a dia, são professores que não tem formação adequada para a inclusão dessas crianças. Mas com dedicação, união, respeito entre gestores e professores da para fazer um trabalho perfeito.
Podemos ver então, que é muito importante o papel do diretor/gestor na escola, pois ele pode buscar mais conhecimentos e implantar na mesma, pois ainda existe a exclusão, e se o diretor/gestor estiver disposto a abraçar a causa e ampliar essa ideia, fica muito mais fácil pois ao fazer valer a inclusão social na escola, significa tornar crianças especiais participantes da vida social, econômica e política, garantindo assim o respeito a seus direitos.
...