O Papel do Professor da Eja e Influência Paulo Freire
Por: querodene • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 2.018 Visualizações
O papel do professor da Eja e influência Paulo Freire
A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo, ao ensino regular na idade apropriada.
Sabe- se que o papel do docente e de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas da Eja. Por isso o professor da Eja deve também, ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno adulto que vê seu professor como um modelo.
É preciso que todos compreenda que alunos da Eja vivenciam problemas como preconceito ,vergonha, descriminação, críticas e etc.
O papel do professor da Eja e compreender melhor aluno e sua realidade diária. Enfim acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional.
A história da Eja no Brasil esta muito ligada a Paulo Freire.O sistema Paulo Freire desenvolvido na década de 60, teve sua primeira aplicação ,ocorreu no Rio Grande do Norte. E com seu grande sucesso passou a ser conhecido em todo país.
A proposta de Paulo Freire baseia –se na realidade do educando ,levando-se em conta suas experiências ,suas opiniões, e suas histórias de vida .esses dados devem ser organizados ,afim de que as informações fornecidas por ele, o conteúdo preparado para as aulas, a metodologia e o material utilizados sejam compatíveis e adequados às realidades presentes . Educando e educador devem caminhar juntos, interagindo todo processo de alfabetização .
O chamado ¨método Paulo Freire¨ tem como objetivo a alfabetização visando a libertação .Essa libertação deve ocorrer nos campos sócios-cultural e politico.
Educar jovens e adultos, hoje não é apenas ensinar- lós a ler e escrever seu nome ..É oferecer-lhes uma escolarização ampla e acima de tudo com qualidade.
...