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O Parnasianismo no Brasil

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

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 Parnasianismo no Brasil 

teve como marco inicial a publicação da obra "Fanfarras", de Teófilo Dias, em 1882.

Os mais importantes escritores brasileiros do período formavam a chamada "Tríade Parnasiana", a qual era composta por Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia.

Os escritores parnasianos buscavam o sentido para a existência humana por meio daperfeição estética. Por isso, a preocupação residia na "Arte pela Arte", ou seja, a forma como caraterística principal da poesia.

Características do Parnasianismo

  • Arte pela arte
  • Objetivismo e universalismo
  • Cientificismo e positivismo
  • Temas baseados na realidade (objetos e paisagens), fatos históricos, mitologia grega e cultura clássica
  • Busca da perfeição
  • Sacralidade e o culto à forma
  • Preocupação com a estética, metrificação, versificação
  • Utilização de rimas ricas e palavras raras
  • Preferência por estruturas fixas (soneto)
  • Descrição visual bem detalhada

Escritores Parnasianos Brasileiros

Teófilo Dias (1854-1889)

Teófilo Odorico Dias de Mesquita, sobrinho do poeta Gonçalves Dias, foi professor, jornalista, advogado e poeta brasileiro.

Patrono da cadeira 36 na Academia Brasileira de Letras, em 1882 publicou "Fanfarras", obra que marca o início do parnasianismo no Brasil.

Outras obras que merecem destaque: Flores e Amores (1874), Cantos Tropicais (1878), Lira dos Verdes Anos (1878), A Comédia dos Deuses (1888).

Olavo Bilac (1865-1918)

Um dos grandes escritores parnasianos, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, conhecido como "Príncipe dos Poetas Brasileiros", foi jornalista, tradutor, poeta e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Sua obra é caracterizada pela linguagem clássica, com conteúdos: históricos, patrióticos, emotivos, platônicos e sensuais. Vale lembrar que o Hino à Bandeira do Brasil foi escrito por Olavo Bilac.

Suas principais obras são: Poesias (1888), Crônicas e Novelas (1894), Crítica e Fantasia(1904), Conferências Literárias (1906), Dicionário de Rimas (1913), Tratado de Versificação(1910), Ironia e Piedade (1916) e Tarde (1919).

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