O Planejamento e Projeto Pedagogico
Por: flaviocunha • 11/2/2016 • Trabalho acadêmico • 2.666 Palavras (11 Páginas) • 516 Visualizações
[pic 2] | FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ Curso de Pedagogia |
MÓDULO:
PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h
[pic 4][pic 5][pic 3]
O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!
UNIDADE 1
NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
- Pesquise, em outras fontes, a definição de planejamento e argumente a respeito de sua relevância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.
Planejamento é colocar no papel o conteúdo que vai ser aplicado aos alunos de forma clara, em sequencia. Planejar é importante, pois ele ordenará os pensamentos, se tornando assim uma necessidade. Para se fazer um bom planejamento precisamos fazer um bom diagnostico, para elaborar um projeto, e assim executar o projeto e no final avaliar.
- Defina projeto e aponte sua finalidade para escola. Enumere suas etapas.
É a identidade da escola, norteia o trabalho dos professores, sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento. Políticas e as maneiras de agir são ações possíveis para alcançar os resultados almejados.
Suas etapas são:
Justificativa: é onde fundamentamos a teoria e a importância do projeto que apareceram no diagnóstico, devemos destacar as vantagens do projeto. Definir a sua necessidade, e sua viabilidade em termos de recurso humano, físicos e financeiros. Para que serve, o que muda e quais são as consequências e benefícios esperados. Se o projeto pode contribuir para melhorar a autoestima dos funcionários, aumentar seu compromisso e envolvimento com a instituição. Se o projeto vai melhorar a qualidade dos resultados, do processo e do relacionamento entre as pessoas envolvidas. Se traz mais satisfação aos seus usuários ou beneficiários da instituição e de seus serviços.
Objetivos: é onde pretendemos chegar em um determinado tempo, já previsto no plano ou projeto. Eles vão indicar o final do processo. O objetivo norteia o as nossas ações e nossos esforços. Eles podem ser divididos em geral, específicos e metas.
- Geral: é onde tem a intenção principal, o resultado global e final do projeto ou plano. É a partir dele que fazemos os demais objetivos detalhadamente. É correto que tenha apenas um objetivo geral.
- Detalhado ou específicos: são os resultados que se espera alcançar por meio de ações concretas com vistas ao objetivo geral. Eles podem ser vários, dependendo da natureza e da amplitude do projeto e de quantos itens seriam necessários.
- Metas são os desdobramentos dos objetivos detalhados, são os objetivos detalhados quantificados, onde são descritas as características das ações, o tempo previsto para alcançar cada uma, ou, ate quando vai ser alcançada.
Estratégias ou metodologias: indica o que, com que, onde e como fazer para alcançar os objetivos e as metas previstas, os meios, os passos, os métodos, os processos, as técnicas, políticas e as maneiras de agir. São possíveis ações para se alcançar os resultados almejados.
Recursos: é tudo o que será necessário para, seja recursos humanos, físicos, materiais e financeiros. É necessário pensar quais são, quantos, a fonte, ou seja, de onde serão aplicados e quando.
Avaliação: é onde verificamos se alcançamos os objetivos. Se valeu o esforços e os gastos para conseguir o que se conseguiu, se poderia ser feito com menos gastos, em menos tempo e mais eficiência. É interessante comparar com o antes. Usamos mais o método do questionário.
- O que é diagnóstico e qual a sua importância no processo de planejamento?
O diagnóstico é a primeira etapa do planejamento. É onde, inicia-se o processo para intervir numa realidade, com vistas a melhorá-la. No diagnóstico se faz um check-up da realidade, para se ter uma visão geral da situação, da organização ou da instituição, para conhecê-la em seus pontos fortes e fracos; para caracterizar seus problemas, suas causas e consequências. Implica em estudo multifocal, intersetorial, multidisciplinar e interdisciplinar.
- Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?
O trabalho em equipe e a participação coletiva são importantes no processo de planejamento ajuda ter mais ideias e informações que muitas vezes sozinho não vemos e que todos possam interagir, haja troca de ideias, cada um possui uma visão diferente do contexto. A possibilidade de discutir e solucionar problemas obtendo melhores resultados.
- Diferencie planejamento e projeto, apontando os aspectos que os distinguem.
Planejar é a finalização do que se pensou é quando elaboramos o projeto.
Projeto é o resultado do que foi planejado, e o projeto escrito, que vai orientar para onde vamos.
- Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.
A avaliação deverá se adequar ao projeto, por meio de monitoramento junto com o professor de forma continua e para saber se conseguiu alcançar os objetivos.
UNIDADE 2
O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO
☞ Questões obrigatórias para o dossiê
1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.
- Planejamento Educacional é elaborado pelo Governo Federal por meio de um plano nacional de educação de legislação vigente.
- Planejamento de Currículo está correlacionado com as prioridades do planejamento educacional, a escola vai determinar partindo da realidade da cultura e do nível social.
- Planejamento de Ensino é a especificação do planejamento curricular
2. Qual a importância do planejamento de ensino?
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
...