O Plano de Aula
Por: João Anderson • 27/5/2020 • Ensaio • 386 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Polo EAD – São José da Tapera – AL
[pic 2]
27 de maio de 2020
- Objetivo
Estimular a autonomia intelectual nos alunos em aulas mais dinâmicas, fazendo com que os mesmos deixem de ser um agente passivo e passem a ser protagonistas na construção do conhecimento.
- Introdução
Usaremos em nosso planejamento e apresentaremos para a turma do 6º ano fundamental, problemas que utilizam a investigação numérica como maneira de obter a resolução, esta metodologia promove o desenvolvimento do pensamento matemático.
- Objetivos
- Apresentar aos alunos que há problemas que utilizam investigação numérica para obtenção de uma resolução;
- Resolver problemas que envolvam investigação numérica;
- Identificar a falta de dados em um problema e elaborar hipóteses para possíveis soluções;
- Material necessário
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Material impresso.
- Desenvolvimento
1º momento: apresentação do problema (slide ou impresso)
[pic 3]
Imagem 01
- Introduzir o conceito abordado na sala, ou seja, o problema com a falta de dados e discuta se é possível resolvê-lo com as informações passadas, imagem 01;
[pic 4]
Imagem 02
- Discuta com a turma sobre o que mudou no problema com a apresentação da imagem 02.
- Sistematização do problema
- Destacar o conceito principal trabalhado durante a aula, expondo como a identificação dos dados contribuem para resolução de situações em geral;
- A resolução de sistemas-problema requer, principalmente, a identificação das informações para sua resolução, e deve ser feito por meio da leitura e interpretação do enunciado e da constatação do que se pretende determinar no problema;
- Neste tipo de atividade é necessário elaborar hipóteses e fazer conjecturas para responder os questionamentos propostos.
- Conclusão
Nós professores não devemos enxergar os alunos apenas como ouvintes, esta é uma forma ultrapassada de ensinamento. Atualmente busca-se incentivá-lo a participar ativamente e juntamente com os professores participarem do processo de construção e desenvolvimento, e o enfoque da metodologia ativa é justamente este.
A aprendizagem baseia-se no propósito de fazer os estudantes aprenderem através da resolução colaborativa de desafios, utilizando tecnologias e/ou recursos, essa metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar perante a uma situação.
...