O Plano de Aula
Por: aninha0025 • 2/11/2021 • Projeto de pesquisa • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 117 Visualizações
A proposta do documentário Tarja Branca “provocar a reflexão, a partir do depoimento e relatos de algumas personalidades, dentre elas :artistas, educadores, pesquisadores entre outros –, sobre a importância do ato e as manifestações do brincar. Evidencia-se o título a proposta de um trocadilho, colocando em destaque o efeito terapêutico do jogo e do brincar. Fazendo com q o termo: “Tarja branca se contraponha a classificação “Tarja Preta”, no utilizado tratamento de doenças. O documentário deixa evidente, o caráter subversivo, transformador e transcendente promovido pelo brincar. A ideia da obra nos convida e a despertar o seu “ser brincante”. E dos benefícios na infância e vida adulta, mostrando e pontuando a diferença de um adulto que cultivou a infância com brincadeiras e o adulto que não o fez.
É de extrema importância para o desenvolvimento da criança o brincar pois , provoca mudanças na interação dela com o mundo .Auxiliando ao desenvolvimento no seu meio e aplicação de práticas as regras e conceitos, para o entendimento do mesmo e compreensão .Pois quando a criança brinca , seu comportamento referente a vida cotidiana torna -se diferente ,ela age conforme o modo de funcionamento daquilo que imita, internalizando regras. Conforme o pensamento de segundo Antônio Nobrega “Brincar é um modo de organizar nosso mundo criando um mundo paralelo ao que a gente vive “.
Maria Irene Crespo Gonçalves, “o ato de brincar constrói, dá consciência, dá responsabilidade”. O brincar contribui a cultura pois, junto ao brinquedo são construídos pela cultura na qual a criança se encontra. Assim a atividade lúdica constrói uma linha entre a criança com o mundo que a cerca. A criança não recebe uma cultura composta de atribuições de um lugar e papéis sociais, mas trabalham em transformações nessa Cultura, na forma como a interpretam e o integram, seja os resultados que nela produzem com suas próprias práticas. Reprodução da interpretação como todo e de como uma alternativa para a compreensão e a inserção ativa e criativa das criança como centro o capacitando e enfatizando sua capacidade de criar culturas próprias, através das relações que estabelece com seu meio. Assim, a criança precisa ser apontada como construtoras de conhecimento e cultura.
Brincar é essência para a vida, O brincar é o que move a infância e garante o potencial para a vida adulta, ela desenvolve competências que serão utilizadas mais tarde na vida adulta e nas relações interpessoais e sociais. “O Brincar desenvolve músculos necessários e importantes para vida adulta, habilidades sociais, estrutura a atividade cerebral, ensinando a regular as emoções, proporcionando um estado de equilíbrio e sempre ajudando capacitando a trabalhar com as dificuldades, aumentando assim expansividade , a qual favorece as conexões entre as pessoas e o mundo Segundo Maria Amélia Pereira, “terapia e escola têm função nesta vida moderna de resgatar a vida humana aprisionada”
As brincadeiras criam uma conexão entre o mundo interno da criança sendo :imaginação, mundo da fantasia e símbolos - e o externo - realidade da sociedade em que se encontra inserida compartilhada com os demais. Nesse mesmo momento, as crianças, ao cumprirem a proposta: “brincar”, cria-se maturidade de separar dois mundos e assim obtém o domínio sobre eles. É possível incentivar a auto avaliação, que poderá constatar por si os seus devidos avanços. Tornando –se critico, fortalecendo assim sua autoestima. A importância do brincar na escola, é o momento de brincadeiras onde surgem variadas oportunidades de desenvolvimento. É por intermédio do brincar que ela aprende, conhecer o mundo suas possibilidades, as relações sociais, criando sua autonomia de ação, organizando emoções e desenvolvendo também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
A brincadeira, portanto, não é o brinquedo, o objeto, e também não é a técnica, mas o conjunto de procedimentos e habilidades. A brincadeira dispõe sempre uma experiência sempre original, reveladora e única. Mesmo que as crianças estejam repetindo a brincadeira por milhares de vezes. A brincadeira é a plena realização da imprevisibilidade, sabendo-se da grande importância que os jogos e brincadeiras exercem na aprendizagem das crianças é que analisamos a partir da observação, dando ênfase a leituras que contemplem o quanto é necessário a utilização do brincar no dia-a-dia das crianças. É no jogo e pelo jogo que a criança torna-se capaz de atribuir significados diferentes aos objetos; desenvolve sua capacidade de abstração e começa a agir diferente do que vê, mudando sua percepção sobre os referidos objetos. É nesta perspectiva que se defende a utilização dos jogos e brincadeiras por serem atividades de cunho mental, físico e lúdico que propiciam a sociabilidade: a criatividade, bem como a formulação de conceitos e ideias sobre a realidade que cerca cada criança. Por isso, o trabalho com o lúdico na educação.
...